(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MAIS PROTEÇÃO

Escolas municipais de BH terão policiamento reforçado

Medida foi tomada em função do aumento de suspeitas de atentado às instituições de ensino por todo o país


11/04/2023 19:15 - atualizado 11/04/2023 19:20

Viatura da Guarda Municipal de BH em frente a uma escola municipal
A partir de agora, as 323 unidades de ensino da rede municipal contarão com a presença de agentes da Guarda Municipal da capital (foto: PBH / Divulgação)
Com o aumento das suspeitas de atentado às instituições de ensino por todo o país, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) adotou medidas preventivas para segurança nas escolas municipais. A partir de agora, as 323 unidades de ensino da rede municipal contarão com a presença de agentes da Guarda Municipal da capital.  
Segundo a administração municipal, agentes da Patrulha Escolar da Guarda Municipal já acompanham as instituições de ensino. Mesmo assim, um grupo de trabalho foi criado para discutir ações de prevenção e encaminhamento em casos de ameaça e situações de violência.

Fazem parte da equipe representantes da Diretoria de Políticas Intersetoriais da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria de Prevenção da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) e do Comando da Guarda Municipal. 
 
O comandante da Guarda Civil Municipal, Júlio César de Freitas, explica que, além da presença nas escolas, a corporação também trabalha no combate às fake news, de modo a tranquilizar a comunidade escolar e evitar pânico. "Temos uma equipe de suporte que verifica todas as notícias que nos são repassadas. O combate às notícias falsas também é uma estratégia importante para dar tranquilidade para pais e alunos".
Além disso, a corporação mantém contato diário com representantes das escolas por meio de grupos em aplicativos de mensagem. Os chamados são monitorados pelo Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) para envio imediato de agentes da Guarda. Profissionais treinados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atuam na mediação de conflitos.

Pânico e fake news

Com o avanço do número de suspeitas de massacres em instituições de ensino e supostas ameaças sendo divulgadas nas redes sociais, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais informou que as aulas nas escolas estaduais mineiras estão mantidas normalmente. Porém, a pasta reforçou que tem investigado todos os casos e pediu que a comunidade acadêmica mantenha a calma. 

"Ressaltamos a importância de que todos colaborem no enfrentamento às fake news no ambiente escolar e não compartilhem conteúdos de violência relacionados às escolas - principalmente as informações de cunho duvidoso, sem confirmações de fontes oficiais", diz a nota da secretaria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)