(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRANSPORTE PÚBLICO

PBH sanciona PL com fim do pagamento em dinheiro de passagens de ônibus

Pagamentos por aproximação com cartões recarregáveis, de débito e de crédito serão incorporados à operação do sistema na capital mineira; entenda


20/03/2023 22:00 - atualizado 20/03/2023 22:23

Novo sistema também irá possibilitar maior controle na coleta e processamento de dados necessários ao planejamento do transporte coletivo, segundo a PBH
Novo sistema também vai possibilitar maior controle na coleta e processamento de dados necessários ao planejamento do transporte coletivo, segundo a PBH (foto: Edesio Ferreira /EM/D.A Press)
O projeto de lei que prevê o fim do pagamento em dinheiro das passagens nos ônibus em Belo Horizonte foi sancionado pela prefeitura da capital no último sábado (18/3). Agora, a contar desta data, as concessionárias e os permissionários dos serviços de transporte público têm até 90 dias para implementar um projeto piloto do sistema de bilhetagem eletrônica. 
 
Logo, os pagamentos por aproximação com cartões recarregáveis, de débito e de crédito serão incorporados à operação do sistema. Conforme o Executivo municipal, o objetivo é agilizar as operações de embarque e desembarque das linhas, além de possibilitar a redução da circulação de dinheiro dentro dos ônibus, garantindo, deste modo, mais segurança. 


“O novo sistema também vai possibilitar maior controle na coleta e processamento de dados necessários ao planejamento do transporte coletivo”, pontua a PBH. 

O então PL 446/2022 foi proposto em novembro do ano passado por 16 vereadores e aprovado em 2º turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) na segunda-feira (13/3). 
 
Agora, com a sanção do Executivo, a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) deverá estabelecer as políticas de operação e funcionamento do novo sistema. Nesse sentido, a pasta deverá regulamentar a utilização e os canais de venda e consulta de créditos; manter canais de comunicação com os usuários e a concessionária, além de fiscalizar e realizar auditorias na operação do sistema de bilhetagem eletrônica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)