(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SERRA DA PIEDADE

Imagem da padroeira de MG voltará ao altar da basílica, nesta quinta (2)

Processo de prevenção da imagem da padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, contra cupins, em uma bolha de plástico, demandou dois meses


01/03/2023 15:57 - atualizado 01/03/2023 16:38

Imagem de Nossa Senhora da Piedade
Imagem atribuída a Aleijadinho tem 1,25 metro de altura e pesa 100 quilos; estava em processo de restauração (foto: Divulgação )
Os peregrinos que visitarem a Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH, a partir desta quinta-feira (2), poderão ver, no altar-mor da ermida do século 18, a imagem da padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade. Após dois meses fora do retábulo, para passar por um processo de descupinização, a peça sacra atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814) voltará ao trono, em momento de acolhida, às 11h.

Destaque da Ermida da Padroeira de Minas – Basílica da Piedade, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, a imagem passou por um criterioso processo de desinfestação juntamente com dois degraus do retábulo, nos quais foi identificada a presença de cupins.

Iniciado em 20 de dezembro, o trabalho de desinfestação teve como responsável o especialista Adriano Ramos, do Grupo Oficina de Restauro. Conforme ele explicou, foi usado o método de anóxia ou anoxia, que consiste em colocar as peças (imagem e degraus) dentro de uma bolha de plástico especial, com barreiras, fechado com válvulas. Na etapa seguinte, foi injetado nitrogênio para retirar todo o oxigênio existente no interior. “Isso mata tudo o que estiver vivo dentro da bolha. Usamos um oxímetro para monitorar e manter zero de oxigênio na bolha”, informou Adriano Ramos.


BARREIRA
 
Quando a imagem e os dois degraus foram retirados, foi feita uma barreira química e aplicado um inseticida imunizante. Adriano ressaltou que os cupins foram encontrados apenas nos dois degraus do trono da padroeira, e não na imagem do século 18. “Resolvemos agir por precaução a fim de se evitarem surpresas. Não encontramos cupins na imagem, mas é fundamental fazer a prevenção.”

Para realização do serviço de desinfestação, foi montada uma sala especial atrás da Ermida da Padroeira de Minas – Basílica da Piedade, que é a menor basílica do mundo. Adriano destacou que a intervenção tem acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conforme noticiou o Estado de Minas em 21 de dezembro, essa foi a quarta vez que Nossa Senhora da Piedade deixou seu altar no templo vinculado à Arquidiocese de Belo Horizonte. A peça tem 1,25 metro de altura por 1 metro de largura e pesa cerca de 100kg. À frente do santuário está o reitor e pároco, padre Wagner Calegário de Souza.

 AGENDAMENTOS
 
O Santuário Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade foi reaberto, para a acolhida de fiéis, peregrinos e visitantes, no dia 22 de fevereiro. As visitas estavam temporariamente suspensas em razão de obras de segurança nas proximidades da estrada que leva ao ponto mais alto da Serra da Piedade. Com a conclusão das obras, as visitas podem ser novamente agendadas pelo site www.santuarionsdapiedade.org.br.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)