(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Crime ambiental

Suspeita de envenenamento de pássaros é investigada em Montes Claros

Caso é investigado pela Polícia Militar Ambiental e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que buscam imagens de câmera de segurança


07/02/2023 16:27 - atualizado 07/02/2023 18:08

foto mostra ave morta
Pássaro morto em Montes Claros: suspeita é de envenenamento (foto: Eduardo Gomes/divulgação)
A mortandade de pássaros silvestres no Bairro Morada da Serra, Região Sul de Montes Claros, no Norte de Minas, está sendo investigada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semma) do município e pela Polícia Militar de Meio Ambiente, sendo também alvo de perícia por parte da Polícia Civil. A suspeita é de envenenamento das aves.

 
A mortandade de rolinhas e pardais foi denunciada por uma moradora, nessa segunda-feira (6/2).

 

 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Soter Magno, ao longo de uma rua do Bairro Morada da Serra foi derramada canjiquinha, possivelmente com veneno.

 

O produto pode ter causado a morte dos pássaros e, por consequência, de gatos que se alimentaram das aves mortas. Ainda não se sabe, porém, a quantidade exata de pássaros e de gatos que morreram. A prefeitura, com o uso de um caminhão-pipa, fez a limpeza da rua ontem mesmo.

 

Segundo Soter Magno, a suspeita é de que alguma pessoa tenha colocado o produto tóxico na rua para eliminar pombos.


O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente lembra que a matança de aves é crime previsto na lei de maus-tratos a animais, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão. No caso de matança, a pena pode ser aumentada em até um  terço.

  • Criadores de pássaros são presos e recebem multa de R$ 173 mil em Minas

Ainda conforme o secretário municipal, a Policia Militar de Meio Ambiente e um perito criminal da Polícia Civil estiveram no local e recolheram material no local e das aves. Além disso, câmeras de segurança da área foram solicitadas para identificar quem despejou o produto tóxico no local.

 

O ambientalista Eduardo Gomes também esteve no Bairro Morada da Serra e condenou o envenenamento dos pássaros. “O que ocorreu foi uma coisa absurda e cruel”, afirmou Gomes. “Em vez de matar, temos que valorizar os pássaros silvestres, que enfeitam a cena urbana.”

 

Segundo ele, a suspeita é de que realmente alguém jogou a canjiquinha na rua com o propósito de matar pombos, que “viraram uma praga de (para a) saúde pública. Esse é um assunto precisa ser discutido e enfrentado”.

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)