(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CÃES E GATOS

Prefeitura de BH abre agenda de fevereiro para castração gratuita

O procedimento cirúrgico em cães e gatos exige que eles sejam preparados com antecedência


20/01/2023 21:18 - atualizado 20/01/2023 21:59

Castração PBH
Castração gratuita de cães e gatos em Belo Horizonte (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A partir das 8h desta segunda-feira (23/1),a Prefeitura de Belo Horizonte abre a agenda para castração gratuita de cães e gatos. Os agendamentos são feitos através do Portal da PBH e as cirurgias serão realizadas em fevereiro. Segundo a prefeitura, são realizadas cerca de 25 mil castrações gratuitas todos os anos na capital mineira.

Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5kg. Antes da cirurgia é feita uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a realização da cirurgia. 

A castração é um procedimento cirúrgico e exige que o animal seja devidamente preparado com antecedência (veja abaixo). 

No dia marcado para a castração, o dono do animal deve permanecer na unidade após a alta. 

Preparo para a cirurgia


O procedimento cirúrgico exige que o tutor leve documento de identidade e CPF, além de um comprovante de residência recente, de Belo Horizonte. A PBH destaca que os animais devem ser transportados com segurança, guia e coleira para cães e caixas de transporte para gatos. É necessário levar uma coberta para aquecer o animal após o procedimento.

Os animais passam por avaliação médica veterinária para autorizar o procedimento, e é preciso também que eles estejam em jejum hídrico de 8 horas e jejum alimentar de 12 horas, já que a castração envolve uma cirurgia geral.

No dia marcado para a castração, o tutor deve comparecer ao local usando máscara, manter distância mínima de 2 metros das outras pessoas, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e não levar acompanhantes. Além disso, o dono do animal deve permanecer na unidade após a castração, até a alta, processo que dura 3 horas, em média.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)