(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AINDA É NATAL

Folia de Reis encerra 'Natal' da Praça da Liberdade nesta sexta (6/1)

Festa tradicional encerra o festival Luzes da Liberdades e será comandada por Maurício Tizumba e convidados especiais, nesta sexta-feira


04/01/2023 18:06 - atualizado 04/01/2023 18:34

Silhueta iluminada em amarelo da Igreja de Ouro Preto, na Praça da Liberdade em BH
Segundo organizadores, mais de 500 mil pessoas visitaram a Praça da Liberdade desde a inauguração das luzes (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O fim do Natal da Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, será comemorado com uma Folia de Reis nesta sexta-feira (6/1), a partir das 18h. O evento encerra a programação do festival Luzes da Liberdade, que, desde o dia 2 de dezembro, iluminou e decorou o Circuito da Liberdade com elementos que homenageiam a cultura mineira.

A festa ocorre em frente ao “prédio verde”, edifício que abriga o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), contando com a apresentação de Maurício Tizumba e convidados especiais: Folia de Reis São Sebastião de Vespasiano, Caravana de Santos Reis e União de Amigos. 

De acordo com os organizadores, o repertório será montado na tradição das folias de reis, em que Tizumba, ao lado de dezenas de congadeiros, promete emocionar o público ao contar a história dos reis magos.

Segundo a tradição cristã, a folia é uma representação da jornada dos três reis magos - Belchior, Gaspar e Baltazar -, que seguiram a estrela guia até o encontro com o menino Jesus, recém-nascido. Lá eles entregaram três presentes: ouro, incenso e mirra.

Mineiridade

A decoração de Natal da Praça da Liberdade recebeu mais de 500 mil pessoas desde a inauguração no início de dezembro. As luzes que iluminam um dos principais pontos turísticos da capital mineira fazem referência a elementos da cultura do estado, como queijo, cachaça, café e festas tradicionais.

Chamado de Festival Luzes da Liberdade, a atração teve concepção e direção geral da produtora cultural Danusa Carvalho, do Casulo Cultura, e direção artística de João Corsino. O projeto fez parte do Natal da Mineiridade, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e teve patrocínio da Cemig por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)