(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MUDANÇA PARA PARQUE

Com apenas quatro animais, Zoológico de Uberaba será desativado

O Zoo está em uma área muito urbanizada, o que aumenta o estresse dos animais em função do impacto da vizinhança


30/11/2022 18:03 - atualizado 30/11/2022 18:03

Um dos dois macacos pregos do local
Um dos dois macacos pregos do local (foto: André Santos/Prefeitura de Uberaba)
Atualmente com apenas quatro animais (um veado-catingueiro e três macacos, sendo dois pregos e um bugio), o Zoológico de Uberaba, no Triângulo Mineiro, está perto de ser desativado e transformado em um parque municipal, denominado Parque do Jacarandá.  
 
Segundo informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ainda esse ano todos os quatro animais serão entregues para o Zoológico de Belo Horizonte e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
 
“Estamos finalizando essa semana o encaminhamento do veado-catingueiro para o zoológico de Belo Horizonte e, na próxima semana, vamos resolver as tratativas para encaminhar os macacos para o IEF, que decidirá um melhor destino para eles”, contou o secretário de Meio Ambiente de Uberaba, Edno Silveira.
 
“Para o ano que vem, vamos realizar reformas no Parque do Jacarandá a partir de fonte de recurso de financiamento. Ainda não temos definidos a data do início das reformas nem o valor exato do recurso”, complementou Silveira.
 
No final de março desse ano, a atual administração da prefeitura de Uberaba informou que optou por encerrar o Zoológico no Parque Jacarandá e a manutenção da área como Parque Municipal. 
 
Desde então, o Zoológico de Uberaba iniciou a doação de seus 16 animais (um veado catingueiro, uma jaguatirica, uma tartaruga-da-amazônia, cinco cágados-de-barbicha, cinco cágados tigres d'água, um macaco bugio e dois macacos-prego) para depois encerrar as atividades.
 
A Prefeitura explicou que, após minuciosos estudos e projetos, bem como avaliação do bem-estar e novos paradigmas da causa animal, o Zoo de Uberaba está em área muito urbanizada, o que aumenta o estresse dos animais em função do impacto da vizinhança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)