(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 15º FIT

Desfile no compasso da diversidade abre festival de teatro em BH

A 15ª edição do Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT BH) vai até o dia 11 de novembro


06/11/2022 04:00 - atualizado 06/11/2022 08:03
432

Representantes de indígena
Representantes de indígenas, blocos de carnaval e folia de reis: teve de tudo um pouco no cortejo de abertura do FIT, no Centro de BH (foto: Fotos: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Um desfile no compasso da diversidade étnica e rítmica nas ruas da capital mineira, antecedido por conversa com escritores, abriu ontem a 15ª edição do Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT BH), que vai até o dia 11. A programação teve início com bate-papo com os escritores Conceição Evaristo e Ailton Krenak, no Teatro Francisco Nunes, pela manhã. Ambos estão entre os homenageados do festival. O fotógrafo Guto Muniz também participa, com uma exposição fotográfica itinerante em um ônibus, que vai rodar a cidade.
 
No início da tarde, o cortejo de abertura levou às ruas representantes de diversas tribos indígenas, que desfilaram na Praça Sete, entre elas, aran, pataxó e aimara, além da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário e  da Guarda de Moçambique São Vicente Irmandade Estrela do Oriente. O desfile teve o comando de Maurício Tizumba e Marcelo Veronez, e contou ainda com a participação de blocos de carnaval e folia de reis.
A concentração para o cortejo ocorreu no cruzamento da Avenida Amazonas com as ruas São Paulo e Tamoios.  A dispersão foi feita embaixo do Viaduto Santa Tereza. Durante o percurso, desfilaram os blocos Saúde, Tambor Mineiro, Corte Devassa, Como Te Lhama e o grupo Pata de Leão.
 
O tema desta 15ª edição é Raízes – Arte, existência e nossa latinidade e foi elaborado com a curadoria de Andreia Duarte, Marcos Alexandre e Yara de Novaes. O festival reúne mais de 30 espetáculos nacionais e internacionais, encontros, oficinas, ocupações e debates. A programação completa pode ser conferida no Portal Belo Horizonte


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)