(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PESQUISA

UFMG vai traçar perfil e condições de trabalho dos motoristas de apps

Projeto visa compreender as mudanças concretas nas formas de regulação, organização e uso do território causadas por empresas de transporte por aplicativo


25/10/2022 11:49 - atualizado 25/10/2022 12:21

Na foto, motorista de aplicativo segura volante enquanto celular mostra GPS
Pesquisa será feita por meio de questionário on-line e aplicado para motoristas da região metropolitana de Belo Horizonte (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
O Observatório das Plataformas Digitais (OPD), programa de extensão da UFMG, vinculado ao grupo Continente, do Instituto de Geociências (ICG), vai traçar o perfil e as condições de trabalho dos motoristas de aplicativo na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para isso, os interessados deverão preencher um questionário on-line. 

De acordo com o projeto, as empresas de transporte por aplicativos chegaram na capital mineira em 2014, e, desde então, têm feito mudanças concretas nas formas de regulação, organização e uso do território. 
“Esse projeto, portanto, vai ao encontro da necessidade de desenvolver uma metodologia científica para conhecer o perfil desses novos trabalhadores, tomando a região de Belo Horizonte como universo estático e socioespacial das situações concretas de trabalho desses novos agentes sociais”, afirmam os responsáveis pela iniciativa. 
 
Todos os questionários foram elaborados em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), entidade mantida pelo movimento sindical brasileiro.

Além disso, os entrevistadores são alunos da UFMG devidamente identificados, e a pesquisa é financiada por instituições públicas. Por isso, o estudo não tem interesses comerciais ou ligações com empresas privadas. 

Segundo o grupo de estudos, os dados dos motoristas de aplicativo são anônimos, protegidos por legislação específica e não serão compartilhados com terceiros. Os interessados podem acessar o site da OPD ou mandar um e-mail para continente.ufmg@gmail.com


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)