(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVENÇÃO

Cães e gatos terão exame gratuito para detectar câncer de mama

A ação, que faz parte do Outubro Rosa Pet, será feita por alunos e professores de instituições de ensino superior, em BH, e ocorrerá neste sábado (22/10)


20/10/2022 10:02 - atualizado 20/10/2022 10:41

Na foto, cão e gato
A ação será feita nos hospitais clínicos da UniBH, UFMG, PUC Minas e Newton Paiva (foto: Cães e gatos - Reprodução da Internet)
Tutores de cadelas e gatas poderão levar seus animais para fazer gratuitamente um exame clínico completo para detectar câncer de mama. A ação, que faz parte do Outubro Rosa Pet, ocorrerá neste sábado (22/10), das 9h às 14h, em algumas instituições de ensino superior em Belo Horizonte. 
A iniciativa busca conscientizar e prevenir a neoplastia em gatas e cadelas, pois, assim como nos humanos, o diagnóstico precoce é fundamental pra o sucesso do tratamento. Os exames serão feitos por alunos e professores do curso de medicina veterinária e o atendimento por ordem de chegada.

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o câncer de mama em animais pode ser causado por questões hormonais, genéticas ou uso exagerado de medicamentos. A doença atinge 45% das fêmeas caninas e 30% das fêmeas felinas, e cerca de 5% dos tumores são considerados malignos. 
O Conselho também afirma que 20% dos diagnósticos são tardios, o que dificulta o tratamento. Dentre os sintomas, estão alterações físicas na região da mama, como secreção e odor desagradável, vermelhidão ou inchaço. 

Confira os locais de atendimento neste sábado:
  • UniBH (Rua Líbero Leone, 259, Hospital Veterinário, Buritis).
  • Escola de Veterinária da UFMG (Avenida Presidente Carlos Luz, 5.162, Pampulha);
  • Newton Paiva (Rua Marechal Foch, 15, Grajaú);
  • PUC Minas (Praça da Liberdade, rua Santa Rita Durão, 1.160, prédio Cinco, Centro Veterinário, Funcionários);


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)