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Estado de Minas TRANSTORNOS

Incidente com avião em Congonhas já impactou 300 voos, diz Abear

Associação Brasileira das Empresas Aéreas emitiu comunicado com orientações aos usuários; confira os detalhes


10/10/2022 22:53 - atualizado 11/10/2022 00:02

Incidente em Congonhas provocou atrasos de mais de 7h no aeroporto de Belo Horizonte
Incidente em Congonhas provocou atrasos de mais de 7h no aeroporto de Belo Horizonte (foto: Arquivo pessoal)


Por Bruno Luis Barros

Cerca de 300 voos das empresas GOL Linhas Aéreas e LATAM Brasil foram impactados pelo incidente com um avião na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no início da tarde do último domingo (9/10), informou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) em comunicado nesta segunda-feira (10/10). 
 
 
Na nota divulgada, a Abear “destacou a importância de se restringir a operação de aeronaves de baixa performance na pista principal de Congonhas, a fim de agilizar a recomposição da malha nacional e atender os milhares de passageiros que precisam ser transportados ainda hoje e nos próximos dias”. 
 
Conforme a associação, um ofício foi enviado à Infraero em 29 de setembro recomendando a medida, principalmente em horários de pico. 

 
“Os impactos causados por incidentes na pista principal de um aeroporto de grande porte impactam milhares de passageiros em todo o Brasil. A estimativa da Abear considera, ainda, prejuízos financeiros que ultrapassam milhões de reais”, explica a entidade, recomendando que os passageiros consultem o status de seu voo antes de se dirigirem a Congonhas. 
 
Abear informou ainda que está disponibilizando a remarcação dos voos que foram impactados, assim como suas associadas. 

Flexibilidade total

A Gol adotou postura semelhante. Nesta segunda-feira, a companhia aérea divulgou também uma nota na qual se propõe a flexibilizar para os clientes medidas como postergação ou cancelamento das viagens, sem custo adicional, até 23 de outubro. 
 
“Para remarcação ou pedido de reembolso, os clientes devem entrar em contato pelo telefone 0800 704 0465. Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante)”, orienta a empresa. 
 
Já a Latam pontua que mais de 180 voos da companhia foram cancelados, o que trouxe “prejuízos milionários para a empresa e alguns incalculáveis para os clientes”. 
A empresa recomenda que o status do voo seja checado no site da companhia. 
 
“Todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas nos dias 9/10, 10/10 e 11/10 têm total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária”, explica a Latam. 
 
A flexibilização voluntária pode ser feita pelo site da companhia, na aba “Minhas Viagens” até esta terça-feira (11/10). 




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