(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIGNIDADE MENSTRUAL

PBH sanciona lei para distribuição gratuita de absorventes nas escolas

Cerca de 40 mil alunas da rede municipal serão beneficiadas pela Lei 11.407


20/09/2022 18:33 - atualizado 21/09/2022 16:37

Fuad Noman assina um documento
O prefeito Fuad Noman sancionou a Lei 11.407 nesta terça-feira (20/9) (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press- 07/07/2022)
O prefeito Fuad Noman (PSD) sancionou, nesta terça-feira (20/9), a Lei 11.407, que garante a distribuição gratuita de absorventes para estudantes da rede municipal de Belo Horizonte. O anúncio foi feito no Instagram da Prefeitura de BH. 


De acordo com a Câmara Municipal de Belo Horizonte, dados do Sistema de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação mostram que a rede pública municipal de ensino possui 40.840 estudantes em fase reprodutiva que menstruam. 
 
Todas serão beneficiadas pela nova Lei, entre elas, cerca de 36 mil têm entre 9 e 15 anos, enquanto 4,9 mil são alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
 
Projeto de Lei tramitou pela Câmara Municipal de BH e foi aprovado em agosto deste ano. A vereadora Duda Salabert (PDT) coordenou o PL, após apresentar o tema 'dignidade menstrual' ao então prefeito Alexandre Kalil (PSD). 
 
"Em janeiro de 2020 apresentei ao então prefeito Alexandre Kalil o tema da dignidade menstrual. Ele se sensibilizou e pediu para que eu construísse essa política com as secretarias de governo" disse a vereadora em agosto.
Segundo dados da pesquisa "Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos", do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em suas casas e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Dessas, quase 200 mil alunas estão privadas de condições mínimas para cuidar da sua menstruação na escola. 
 
A vereadora Duda celebrou a aprovação da Lei utilizando sua conta no Twitter. 
 
 
 
De acordo com a PBH, a compra e a distribuição dos absorventes serão feitas pelas escolas através do caixa escolar, e a entrega acontecerá de forma imediata.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)