(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GREVE

Metrô BH: assembleia decide hoje (1/9) rumos da greve

Paralisação dos metroviários já dura uma semana; liminar da Justiça determinou o funcionamento da escala mínima, com 60% da sua capacidade


01/09/2022 12:34 - atualizado 01/09/2022 13:59

estação central, escadaria de fora
A assembleia será hoje, às 17h30 na Estação Central. (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Uma assembleia nesta terça-feira vai decidir os rumos da greve dos metroviários de Belo Horizonte que já dura uma semana. De acordo com a diretoria do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro), o encontro será na Estação Central, às 17h30, quando a categoria irá votar pela continuidade do funcionamento do metrô com a escala mínima de 60% definida pela Justiça, pela suspensão total da greve e retorno da normalidade, ou ainda, pela paralisação total.


Segundo o presidente do Sindmetro Daniel Glória, os metroviários estão abertos a negociações. "Queremos dialogar para oferecer o melhor possível para os usuários e para os trabalhadores”. 


Glória explica que a diretoria fez uma avaliação sobre essa primeira semana de greve e levantou algumas irregularidades por parte da CBTU. “O volume diário de viagens antes da greve era de 195 viagens/dia. Agora, a empresa está ofertando 162, quando o correto era ser 117, que representa 60% como foi acordado na liminar”. 


Além disso, a empresa estava convocando funcionários que estavam em descanso semanal remunerado para trabalhar, sendo pagos com hora extra. “Na visão do sindicato, a convocação de serviço extraordinário para um sistema que está operando em escala mínima é incoerente”, disse o presidente, complementando que, para ele, essa atitude configura uma tentativa de minar o direito constitucional de greve. 


A reportagem questionou a CBTU, que enviou a nota abaixo sobre as informações do Sindmetro: 

 

“Em atendimento à Ordem Judicial, a CBTU está operando com o quantitativo máximo de 60% dos trens habitualmente praticados. Nos horários de pico, por exemplo, 20 trens prestavam serviço à população, mas com a greve, 12 metrôs estão rodando e não há trens acoplados.

Concomitante ao cumprimento da liminar, e certa do importante papel que exerce na mobilidade urbana da Cidade, a Companhia busca sempre a melhor estratégia operacional para atender aos usuários do transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.  

Quanto à acusação sobre a convocação de funcionários, a CBTU afirma que os empregados estão trabalhando em suas escalas habituais e não houve convocação de pessoal durante à greve.” 


A greve


Há uma semana, na quinta-feira (25/8), o Sindmetro anunciou uma greve geral dos metroviários, em protesto a possível privatização do metrô que, segundo a categoria, pode causar lesão ao contrato de trabalho e demissão em massa.


Na sexta-feira (26) a CBTU conseguiu uma liminar para que o metrô funcionasse com 60% da capacidade e com maior intervalo entre as viagens. Caso o Sindmetro não cumprisse a decisão, as multas diárias foram estipuladas em R$ 35 mil. 










 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)