(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Pais apontam dificuldades para vacinação dos filhos de 4 anos em BH

Profissionais de saúde não teriam sido informados sobre a convocação da faixa etária e estariam barrando a vacinação em centro de saúde da capital


27/07/2022 10:06 - atualizado 27/07/2022 12:07

Demitri no colo do pai Marco Machado
Marco Machado enfrentou dificuldades para que o filho Demitri fosse vacinado (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A vacinação do público de quatro anos, contra COVID-19, começou com problemas em BH. Após o anúncio nessa terça-feira (26/7) pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), convocando essa faixa etária a se vacinar, pais e responsáveis encontraram dificuldades para imunizar as crianças na manhã desta quarta (27/7).

De acordo com alguns pais, profissionais da saúde teriam dito que “ainda não tinham ordens para vacinar”.

Foi o caso de Márcio Machado, pai do Dimitri, de quatro anos, que demorou cerca de 40 minutos para conseguir vacinar o filho. Eles estavam no Centro de Saúde Horto, na zona Leste da capital desde as 8h20. Ao chegar a vez do Dimitri, Machado teve que insistir bastante com os profissionais para que a criança fosse vacinada. 

Segundo ele, os funcionários do centro de saúde afirmavam que só podiam vacinar crianças de quatro anos que fossem imunossuprimidas.

“Com a negativa da vacinação, alguns pais desistiram e foram embora, mas eu insisti. Liguei para a Secretaria de Saúde, informei que estava no posto correto e assim consegui a liberação para vacinar”, conta.

A família aguardava o momento de poder proteger o garoto. “Estávamos ansiosos para poder vacinar o Dimitri. Eu e minha esposa já nos vacinamos, e acompanhamos as reuniões da Anvisa. Ficamos muito felizes quando ocorreu a liberação da vacina para a faixa etária de quatro anos”, finaliza.

Insatisfação


Augusto no colo da mãe Giselle Costa
Giselle acompanhava o site da PBH diariamente para saber quando o filho Augusto, de quatro anos, poderia ser vacinado contra a COVID (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
“Foi uma desorganização enorme”, conta a arquivista Giselle Costa, de 41 anos, outra que teve dificuldades para vacinar o filho Augusto, de quatro anos. Eles só conseguiram a vacina após diversas ligações na Central 156 de BH e na Ouvidoria da Saúde, 50 minutos depois de chegar no posto de saúde. 

“Eu olhava o site da Prefeitura todos os dias para ver as atualizações de convocados. Desde o início temos a intenção de vacinar o meu filho, de protegê-lo. Eu e meu marido já recebemos as quatro doses de vacina”, relata.

Prefeitura responde


A PBH publicou uma nota a respeito do assunto. "A Prefeitura de Belo Horizonte informa que o Centro de Saúde Horto iniciou nesta quarta-feira, 27, a vacinação contra a COVID-19 em crianças de 4 anos nascidos entre agosto e dezembro de 2017. As orientações foram reforçadas junto à equipe, e nenhuma criança voltou para casa sem vacina. Os locais onde está sendo aplicada a vacina para este público devem ser consultados no portal da Prefeitura de Belo Horizonte", disse.

Convocação


A convocação desta quarta-feira é para crianças de quatro anos nascidas de agosto a dezembro de 2017. Segundo a Prefeitura da capital, a expectativa é de 12,5 mil pessoas nesta faixa etária. Todas serão imunizadas com doses de CoronaVac remanescentes em Belo Horizonte. 

Para se vacinar, basta que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis, e é necessário  apresentar documento com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

Cronograma da semana


As ações de repescagem continuam em Belo Horizonte, com a vacinação de todos os públicos já convocados. Podem se vacinar todas as pessoas acima de quatro anos com a primeira dose, maiores de cinco anos com a segunda dose. 

A terceira aplicação é destinada a maiores de 12 anos, enquanto o segundo reforço, ou quarta dose, está sendo aplicada em pessoas acima de 40 anos ou trabalhadores da saúde com mais de 18 anos.

Crianças de três e quatro anos que sejam imunossuprimidas também se vacinam com a primeira dose. 

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para esclarecimentos sobre as dificuldades de vacinação do público de quatro anos, mas ainda não teve retorno.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)