(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CENTRO-OESTE DE MINAS

Hospital suspende atendimentos por agressão a médicos

A prefeitura de Itaúna, responsável pela manutenção do Pronto Socorro, emitiu nota de repúdio


17/07/2022 18:55 - atualizado 17/07/2022 18:55

Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves
Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves (foto: Reprodução/Redes Sociais)
O Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves (HMG), em Itaúna, cidade do Centro-Oeste de Minas, suspendeu os atendimentos que não estejam enquadrados como urgência e emergência, por conta da agressão sofrida por dois plantonistas durante a madrugada deste domingo (17/7).
 
A prefeitura de Itaúna, responsável pela manutenção do Pronto Socorro, emitiu nota de repúdio.
 
O representante dos médicos cirurgiões do hospital pede segurança para a equipe de trabalho. Já o Hospital Manoel Gonçalves somente vai se manifestar oficialmente na segunda-feira (18).

De acordo com o Boletim de Ocorrência, o caso aconteceu por volta de 0h20 deste domingo, quando o filho da mulher apontada como agressora dos médicos teria dado entrada no Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves com dores abdominais.
 
Segundo os médicos, o paciente teria de ser atendido por um Clínico Geral para somente depois, caso fosse necessário, ser atendido por um cirurgião.
 
Entretanto, a mãe do paciente não teria aceitado essa situação e se dirigiu ao alojamento dos médicos exigindo que o filho fosse imediatamente atendido por um cirurgião.
 
Nesse momento, começou uma discussão e dois médicos foram agredidos pela mulher, de 36 anos, tendo um deles sofrido escoriações no rosto e ficando com os óculos quebrados. O outro teve escoriações no pescoço.
 
A mulher não sofreu nenhum tipo de lesão, de acordo com o B.O., embora alegue que tenha sido agredida pelos médicos e apenas se defendeu.
  
Em virtude da agressão, o Hospital Manoel Gonçalves, que além de Itaúna atende pessoas de Piracema, Itatiaiuçu e Itaguara, emitiu uma nota suspendendo, por tempo indeterminado, o atendimento de todos os pacientes que não estejam enquadrados nos critérios de Urgência e Emergência.
 
“Devido à agressão sofrida pelos médicos desta unidade nesta madrugada, por questões de segurança do corpo clínico e de todos os funcionários, está suspenso os atendimentos (Sic) de fichas branca, azul e verde até que seja resolvida a situação. Somente serão atendidos pacientes com critérios de urgência e emergência”, comunicou o Hospital Manoel Gonçalves.
  
Procurado pelo Estado de Minas, a instituição afirmou, por meio da assessoria de comunicação, que somente vai se pronunciar oficialmente sobre o assunto na segunda-feira (18).
 
Médico pede por segurança para equipe de trabalho no Hospital Manoel Gonçalves, em Itaúna
Médico pede por segurança para equipe de trabalho no Hospital Manoel Gonçalves, em Itaúna (foto: Reprodução/Redes Sociais)
 
 
Já o Coordenador da Clínica Cirúrgica do hospital, Dr. Marcelo de Souza Marques, gravou um vídeo no qual fala em nome dos médicos cirurgiões da instituição e pede por segurança para a equipe de trabalho.
 
“Esperamos que esse fato leve a desdobramentos que sejam capazes de melhorar as condições do exercício profissional no hospital. Que sejam acionadas as autoridades relacionadas à saúde no município, secretário de Estado de Saúde, prefeito, CRM e Ministério Público”, afirmou o cirurgião.
 
Ele ainda pede apoio da população para os médicos do HMG. “Esperamos que a opinião pública nos apoie para que tenhamos condições de segurança para continuar a oferecer nossa importante função à sociedade”, completou o médico em seu pronunciamento em vídeo que circula nas redes sociais da cidade.
  
A prefeitura de Itaúna, responsável pela manutenção do Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves, emitiu uma nota de repúdio em relação à agressão sofrida pelos médicos.
 
De acordo com a administração pública, a segurança da equipe médica é responsabilidade do hospital, e vai exigir providências.
 
“A direção do hospital será acionada para que sejam tomadas medidas urgentes e efetivas para aumentar a segurança dos profissionais que trabalham no Pronto Socorro”, informou a prefeitura por meio da nota de repúdio.
 
Confira a íntegra da Nota de Repúdio da Prefeitura de Itaúna:
  
"A Prefeitura de Itaúna lamenta a injustificada agressão sofrida pelos plantonistas da cirurgia geral, dentro das dependências do Pronto Socorro Municipal, durante o plantão noturno de ontem, sábado, 16/07.
 
A agressora foi identificada e conduzida pelos policiais militares à delegacia e foi liberada posteriormente, retornando ao Pronto Socorro.
 
Nada justifica a violência, em especial com relação aos profissionais que estão na linha de frente do atendimento à população.
 
A direção do hospital será acionada para que sejam tomadas medidas urgentes e efetivas para aumentar a segurança dos profissionais que trabalham no Pronto Socorro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)