(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SONHO REALIZADO

Doméstica por 11 anos, mineira se forma em Odontologia

De origem humilde e órfã de pai e mãe, a uberabense precisou começar a trabalhar aos 13 anos


14/07/2022 21:46 - atualizado 14/07/2022 21:47

Antes de se formar em Odontologia, Ina Márcia de Oliveira Sousa realizou cursos técnicos como o de Aperfeiçoamento para Aparelhos Ortopédicos e Ortodônticos
Antes de se formar em Odontologia, Ina Márcia de Oliveira Sousa realizou cursos técnicos como o de Aperfeiçoamento para Aparelhos Ortopédicos e Ortodônticos (foto: Larissa Rodrigues/Uniube)
“Minha avó sempre dizia que a única coisa que as pessoas nunca vão te tirar na vida é o que você aprende, o que você estuda e adquire para você”, destacou Ina Márcia de Oliveira Sousa, de 46 anos, que, recentemente, se formou em Odontologia na Universidade de Uberaba (Uniube).
 
De origem humilde e órfã de pai e mãe, a uberabense conta que quando perdeu a avó teve que começar a trabalhar.
 
“Ela (avó) era meu tudo e a nossa família não podia assumir nós três, eu e meus irmãos. Então, com apenas 13 anos iniciei o trabalho como empregada doméstica para conseguir me manter e também meus irmãos".
 
Precisei trabalhar desde cedo para atingir os meus objetivos”, lembrou Ina, que após 11 anos trabalhando como doméstica decidiu fazer cursos técnicos para melhorar a sua qualidade de vida.
 
"Aos 24 anos, me casei e comecei um novo curso. Meu esposo já era protético e eu decidi, então, fazer um curso de Aperfeiçoamento para Aparelhos Ortopédicos e Ortodônticos", conta Ina que, primeiramente, se tornou protética e começou a trabalhar na área.
 
"Eu me lembro bem que passava em frente à Universidade e falava: um dia vou estar aqui. Meu sonho já era vir e fazer graduação. Com meu esposo no curso, me apaixonei ainda mais pela área, pois eu o ajudava nos trabalhos e participava de tudo. Fui cultivando aquele sonho", completou Ina, que aos 42 anos, depois de cerca de 10 anos que o marido havia se formado, também em Odontologia, conseguiu ingressar e iniciar o curso na universidade.
 
"O mais emocionante foi no dia de pegar o 'canudo'. Eu achei que já tinha passado por todas as emoções, mas nesse dia eu não consegui conter as lágrimas. Naquele momento senti que realmente concretizava o meu sonho”, disse, emocionada.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)