(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RECUPERAÇÃO

Incêndio na Santa Casa de BH: última vítima tem alta após 11 dias

A técnica de enfermagem foi uma das 26 funcionárias do hospital internadas após a tragédia e chegou a ficar no CTI


08/07/2022 15:45 - atualizado 08/07/2022 16:47

Aline e a mãe Maria Emília sentadas em um sofá do hospital
Aline teve a companhia da mãe Maria Emília durante grande parte do período em que ficou internada (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Aline Ferreira Lima, de 30 anos, deixou o Hospital São Lucas, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira (8/7), depois de ficar internada por 11 dias.


Técnica de enfermagem da Santa Casa há dois anos, ela estava trabalhando no local durante o incêndio do dia 27 de junho e precisou ficar no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) até a última segunda-feira (4/7).


“Estou bem, apenas tossindo um pouco. Agora é fazer o acompanhamento com o pneumologista”, revelou Aline, que nunca tinha sido internada antes.

 

Leia também: Santa Casa de BH: a metrópole da saúde ferida no incêndio 

 

Lembrança e expectativa


Ela relembrou o dia do incêndio e disse que está ansiosa para voltar a trabalhar na Santa Casa, apesar de ainda não ter uma previsão de retorno.


"Foi um dia de plantão normal, e em determinado momento teve um estrondo, um barulho muito alto. Logo depois pessoas começaram a correr, avisando sobre o incêndio. Na hora eu só pensei em tirar os pacientes (dali) para não agravar mais a situação, porque a gente não saberia qual proporção aquilo poderia tomar”, explicou.


“Antes de serem meus pacientes, eles são o amor de alguém. Estavam sob minha responsabilidade, e nada mais justo que priorizá-los naquele momento”, completou.


Apoio


Durante grande parte do período em que ficou internada, Aline teve a companhia da mãe, Maria Emília Ferreira Lima, de 58 anos, que revelou um acordo entre os três filhos.


"Fiquei impossibilitada de vir vê-la por três dias, porque meu filho não deixou. É um protocolo lá em casa entre a Aline e os irmãos, de só passarem algo para mim depois que já tiver sido resolvido a pior parte, porque a mamãe aqui fica desesperada. Mas estou agradecida a Deus pela vida da minha filha", disse. 


Última funcionária


O provedor da Santa Casa, Roberto Otto, acompanhou Aline até ela receber alta e definiu o planejamento para as próximas semanas.


"Com a recuperação da Aline, a gente vai poder focar agora na devolução dos leitos para a cidade. Foram 55 leitos de CTI que deixaram de funcionar com esse incêndio, então o nosso foco é fazer com que esses leitos voltem o mais rápido possível a funcionar para que eles sejam disponibilizados para a Secretaria Municipal de Saúde e todo o Estado", ponderou.


Mortes


Três pessoas perderam a vida no incêndio que atingiu a Santa Casa no fim do mês passado: Cezar Freitas de Jesus, de 51 anos; Otávio Jordany Melo Rezende, de 23 anos; e uma vítima que não teve a identidade revelada pela Polícia Civil. Os corpos chegaram ao Instituto Médico Legal no dia 28 de junho e foram reconhecidos por familiares.


De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), não foram registradas mortes em decorrência direta do incêndio, mas, sim, durante o momento de transferência das vítimas para outros hospitais.


Ao todo, 931 pacientes estavam na Santa Casa quando as chamas se alastraram, sendo que 50 deles estavam no andar atingido. 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)