(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTRUTURA A MONTANTE

Obras para eliminação da barragem Ipoema, em Itabira, são iniciadas

Estrutura é uma das cinco a montante com conclusão de descaracterização e reintegração ao meio ambiente previstas até o fim deste ano pela Vale


06/07/2022 12:00 - atualizado 06/07/2022 18:31

Barragem Ipoema, em Itabira
Obras para eliminação da barragem Ipoema, em Itabira, foram iniciadas (foto: Vale/Divulgação)
Obras para eliminação da barragem Ipoema, das Minas do Meio, em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, foram iniciadas nesta quarta-feira (6/7). A estrutura é uma das cinco a montante com conclusão de descaracterização e reintegração ao meio ambiente previstas até o fim deste ano.


Segundo a Vale, 122 postos de trabalho serão gerados durante as obras. As atividades serão executadas em horário comercial para reduzir impactos nas comunidades próximas.

A empresa prevê ainda a umectação das vias de acesso como forma de diminuir a poeira, além do controle da qualidade da água e destinação correta de resíduos. 


A barragem Ipoema deixou de operar em 2019 e tem estrutura supervisionada pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).


“A eliminação é um dos pilares do princípio de garantia de não repetição de rompimentos, como o de Brumadinho”, informou a mineradora. 


Com a obra, a empresa pretende chegar ao fim de 2022 com 40% do total previsto no Programa de Descaracterização, o equivalente a 12 de 30 barragens.


Estruturas em Itabira


Em Itabira, os diques 3 e 4 do Sistema Pontal também estão em obras e têm conclusão prevista até dezembro deste ano. Outras duas estruturas a montante do complexo já foram descaracterizadas: o dique 5, de Pontal (2021), e o dique Rio de Peixe (2020).



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)