(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BARRAGEM

Sirenes de emergência de barragem assustam comunidade em Paracatu

As sirenes foram 'acionadas acidentalmente' na noite dessa quinta-feira (30/6); mineradora Nexa afirmou que o local foi vistoriado


01/07/2022 15:45 - atualizado 01/07/2022 18:32

Panorâmica da barragem de Morro Agudo.
O acionamento acidental das sirenes de emergência ocorreu na barragem 3, que recebe rejeitos da mineração de zinco e cobre (foto: Nexa/Divulgação)
As sirenes de emergência de uma barragem em Paracatu, Noroeste do estado, assustaram a comunidade da região de Morro Agudo na noite dessa quinta-feira (30/6). Os moradores tiveram que evacuar o local rapidamente.

Segundo a empresa Nexa, proprietária da barragem, o acionamento foi não intencional, e não há risco de acidentes.



O acionamento acidental das sirenes de emergência ocorreu na barragem 3, que recebe rejeitos da mineração de zinco e cobre. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros vistoriaram o reservatório; não foram identificados quaisquer sinais de deslocamento de massa ou fissuras aparentes.

Nove propriedades estão na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem.

Uma viatura do Corpo de Bombeiros ao lado de uma placa escrito 'Ponto de encontro'.
Após o acionamento das sirenes, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil se deslocaram até o ponto de encontro em casos de evacuação. (foto: CBMMG/Divulgação)

'Barragens seguras'


Em nota, a empresa informou que todas as suas barragens estão seguras e foram vistoriadas pelos órgãos reguladores e por uma consultoria externa especializada, que atestaram a estabilidade dos reservatórios.

"Em caso de emergência, a população local deve conhecer os pontos de encontro para se dirigir de forma autônoma, pois considera-se que não há tempo hábil para atuação da Defesa Civil”, informou a Nexa.

Cinco bombeiros conversando, em uma roda.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros vistoriaram o reservatório, e não foram identificados quaisquer sinais de deslocamento de massa ou fissuras aparentes. (foto: CBMMG/Divulgação)

Morro Agudo


Segundo a empresa, a Unidade Morro Agudo é composta por uma mina subterrânea e também por uma área a céu aberto. As operações começaram em 1988. Em 2021, o Morro Agudo produziu 17 mil toneladas de zinco contido nos concentrados e seis mil toneladas de chumbo contido.

* Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)