(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUSTENTÁVEL

BH recebe o CineSolar, cinema movido a energia solar

Sessões começaram nesta sexta-feira (24/6) e continuam no sábado (25/6)


24/06/2022 16:47 - atualizado 24/06/2022 19:05

Crianças assistindo a sessão do Cine Solar
Além de levar diversão, o projeto objetiva democratizar o acesso às produções audiovisuais (foto: Divulgação/CineSolar)
Belo Horizonte recebe o Circuito Meta do CineSolar, cinema movido a energia solar. As sessões, gratuitas e com distribuição de pipoca, começaram nesta sexta-feira (24/6) e continuam neste sábado (25/6) - confira mais abaixo.  A iniciativa tem patrocínio da Meta e apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação Municipal de Cultura da capital mineira.


O projeto objetiva democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis e inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas. 


O  projeto pretende viajar por todo o Brasil, realizando 94 sessões em 40 municípios de 12 estados brasileiros. 

 

CineSolar 

 


O Cine Solar é o primeiro cinema intinerante do Brasil movido a energia limpa. Duas vans - chamadas Tupã e Mahura - possuem placas fotovoltaicas e um sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. 


O projeto não possui somente a intenção de exibir filmes de forma sustentável, mas também oferecer cultura e educação para todos os públicos. O espaço se transforma em uma sala de aula, onde o público é convidado a aprender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. 


Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar, disse que "o tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade". "Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram", afirmou. 

 

Oficinas 

 


Além da exibição dos filmes, o projeto vai ofertar 27 oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis.  


Na capital mineira, o projeto contempla a Oficinema Solar, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública para ensinar sobre diversos assuntos.


Serviço

 

PROGRAMAÇÃO: BELO HORIZONTE

 

 

  • Centro Cultural Alto Vera Cruz

 

 

Data: sábado (25/6)

 

Horários: 18h - Sessão curtas-metragens

 

19h - ‘O Auto da Compadecida’


Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

 

Local: Praça Padre Marcelo (Praça do Posto) - Rua Desembargador Bráulio, 1012 - Alto Vera Cruz - Belo Horizonte/MG

 

Local em caso de chuva: Quadra coberta da Escola Municipal Israel Pinheiro - Rua Desembargador Bráulio, 1147 - Alto Vera Cruz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)