
No lançamento, foram distribuídas duas mil mudas de árvores nativas do bioma da mata atlântica aos visitantes do parque. Os organizadores afirmam que foi “um sucesso”. Estiveram presentes representantes do governo estadual e do município de Belo Horizonte.
O plantio das 400 mil árvores nativas na Serra da Mantiqueira começa neste ano, no período de chuvas, em setembro, e espera-se plantar no mínimo 100 mil mudas até o ano que vem.
Segurança hídrica
“A Serra da Mantiqueira tem sofrido com as ações do homem, e ela é essencial para a segurança hídrica do Brasil e na mitigação das mudanças climáticas. Iniciativas como o Programa Raízes da União nos permitem amplificar e acelerar o trabalho de reflorestamento que é fundamental para a manutenção da vida no nosso planeta”, explicou Paulo Henrique Pereira, coordenador do Projeto Conservador das Águas.
O reflorestamento será feito em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a ONG The Nature Conservancy Brasil (TNC), o Instituto Federal do Sul de Minas e o Projeto Conservador das Águas.
Preocupação com as futuras gerações
A iniciativa é da farmacêutica União Química, que criou o programa para comemoração do seu aniversário de 85 anos. Os investimentos podem chegar a R$30 milhões. Além do reflorestamento, o programa estimulará a conscientização ambiental em escolas públicas.
“Temos uma preocupação muito grande com as próximas gerações, por isso, criamos um programa que além de atuar em prol do meio ambiente, capacita e conscientiza as crianças desde a infância. Em Minas Gerais, o Programa Raízes da União vai expandir sua atuação por diversos municípios, contribuindo assim para a construção de um futuro melhor e mais verde”, destaca Fernando Marques, Presidente da União Química.
