(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INFECÇÃO VIRAL RARA

MG: Varíola do macaco deve chegar 'pontualmente', diz secretário de Saúde

Para Fábio Baccheretti, doença já registrada em pelo menos 16 países é transmitida pelo contato entre pessoas e não pelo ar; ele descartou uma epidemia


26/05/2022 11:14 - atualizado 26/05/2022 11:37

Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, concede entrevista coletiva
Para o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, é preciso reconhecer notificações suspeitas da varíola dos macacos para acompanhamento dos casos (foto: Reprodução)
A varíola dos macacos, infecção viral rara que está se espalhando pelo mundo, pode, sim, chegar ao Brasil, reconheceu o secretário de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Fábio Baccheretti. Para ele, no país o comportamento será “pontual”, não chegando ao status de epidemia.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a varíola dos macacos já é registrada em pelo menos 16 países. Até o momento, 250 casos foram relatados, o primeiro deles em 7 de maio em nações fora da África Ocidental e Central, onde a enfermidade é mais comum. A maioria dos doentes está na Europa.

Fábio Baccheretti reforçou que a transmissão da doença é por contato, não pelo ar. “Não há expectativa de epidemia de varíola de macacos no Brasil, em Minas Gerais. É, obviamente, um vírus que vai chegar aqui pontualmente, não é questão de a população ter uma nova epidemia, não vai acontecer isso”, frisou.

O secretário disse, ainda, que a recomendação é reconhecer notificações suspeitas da varíola dos macacos em Minas. “Para conseguirmos acompanhar os casos e seus contatos”, complementou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)