UAI
Publicidade

Estado de Minas BAIXA COBERTURA

Minas vai adotar estratégias para ampliar vacinação infantil

Doenças como BCG, poliomielite e meningocócica C estão com a cobertura vacinal abaixo de 65% em crianças com menos de 1 ano de idade


26/05/2022 07:45 - atualizado 26/05/2022 08:57

criança sendo vacinada
O Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov) irá priorizar os municípios mais críticos em relação à vacinação (foto: Reprodução/SES-MG)
Com a queda na cobertura vacinal infantil contra doenças como BCG, poliomielite e meningocócica C, Minas vai desenvolver estratégias para ampliar o número de crianças imunizadas.
 
O Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), vai acompanhar o cenário com reforço de ações junto às 853 cidades mineiras.

Inicialmente o Gamov foi instituído para planejar métodos para reforçar a cobertura vacinal em relação a COVID-19. Através da experiência adquirida no combate à pandemia, o grupo pretende reforçar a vacinação dos demais imunizantes do calendário anual em crianças.

A coordenadora do Gamov, Janaína Fonseca, explica que desde 2020 tem sido observado uma queda nos índices de cobertura vacinal infantil, sendo necessário intervenções diretas, com o objetivo de evitar que essas doenças retornem. Ela ressalta que o grupo irá priorizar os municípios mais críticos em relação à vacinação.

"Como o desafio é imenso e complexo, ficou definido que inicialmente as ações serão voltadas para o aumento de coberturas nas crianças", pontua a coordenadora.

Vacinas como a BCG, poliomielite e meningocócica C, estão com a cobertura vacinal abaixo de 65% em crianças com menos de 1 ano de idade. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde para o calendário infantil é de 95% de cobertura.

Cobertura em 2021 e 2022 em Minas:

Tabela informativa sobre cobertura vacinal infantil
Os dados foram apurados no dia 12 de maio deste ano (foto: Reprodução/SES-MG)


*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade