(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ZONA DA MATA

Criação do Parque Estadual da Mata do Krambeck em JF custará R$ 20 milhões

'Aqui vai se transformar num grande playground do juiz-forano', disse Romeu Zema ao anunciar o investimento na área de proteção ambiental


25/05/2022 21:48 - atualizado 25/05/2022 21:53

Com cerca de 300 hectares, local é um dos maiores remanescentes do bioma da Mata Atlântica em área urbana do mundo.
Com cerca de 300 hectares, local é um dos maiores remanescentes do bioma da Mata Atlântica em área urbana do mundo (foto: Diogo Kling/Especial para o EM)

 
Durante visita a Juiz de Fora nesta quarta-feira (25/4), o governador Romeu Zema (Novo) assinou o despacho governamental que dará início à criação do Parque Estadual da Mata do Krambeck. Com cerca de 300 hectares –  o equivalente a mais de 300 campos oficiais de futebol – , o local é um dos maiores remanescentes do bioma da Mata Atlântica em área urbana do mundo.
Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), cerca de R$ 20 milhões serão investidos no empreendimento.
 
Nesse sentido, o montante custeará a infraestrutura e o pagamento das indenizações resultantes do necessário processo de desapropriação. Atualmente, a área de proteção ambiental contém duas propriedades: o sítio Retiro Novo e o Retiro Velho de 73 e 18,5 hectares, respectivamente.
 

 “Playground do juiz-forano”

 
“Aqui vai se transformar num grande playground do juiz-forano, que poderá usufruir muito mais desse parque do que daqueles que ficam mais distantes, como o de Ibitipoca, que, apesar de ter uma beleza ímpar, você precisa pegar o carro e assumir uma série de despesas, como, por exemplo, hospedagens”, avalia Zema.
 
O anúncio sobre a criação do parque é realizado dias antes da data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
 
A mata – que fica ao lado da Avenida Brasil, às margens do Rio Paraibuna – é habitat de espécies raras e animais característicos da Mata Atlântica, como jaguatiricas, onça-pintada, jacu, além de plantas e árvores diversas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)