(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVENÇÃO

Rompimento de barragem: Nova Lima e Itabirito terão simulado de evacuação

Medida busca orientar população sobre como agir em casos de emergências envolvendo o rompimento de barragens


04/05/2022 10:12 - atualizado 04/05/2022 10:43

Posto de sirene
O simulado será das barragens Vargem Grande, da Mina Abóboras, em Nova Lima, e Cianita I, II e III, da Mina do Pico, em Itabirito (foto: Reprodução/Vale)
As Defesas Civis Estadual e Municipais de Nova Lima e Itabirito, em conjunto com a Vale, vão realizar um novo simulado de evacuação para caso de rompimento de barragens, Neste sábado (7/5), às 10h. 

A medida preventiva, que tem o intuito de orientar as comunidades locais e empregados da Vale a como reagir em casos de emergência, desta vez será realizada nas barragens Vargem Grande, da Mina Abóboras, em Nova Lima, e Cianita I, II e III, da Mina do Pico, em Itabirito.

A finalidade é tornar mais efetivo o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), que com estudos técnicos de cenários hipotéticos, realiza simulações em caso de algum rompimento, para que, assim, a população saiba como proceder. 

Cerca de 120 pessoas devem participar da atividade preventiva. No horário do simulado, elas serão avisadas por meio do toque real de sirenes - antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado - e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura.
 
A Vale ressalta que não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Cianita I, II e III têm Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e a Vargem Grande encontra-se no nível 1 de emergência, que não requer a evacuação da população a jusante.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)