(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NO ALVO DO MPMG

Redução de viagens de ônibus em BH será investigada pelo Ministério Público

Órgão anunciou que o anúncio das empresas de que os ônibus circulariam em regime reduzido fora do horário de pico será investigado


29/04/2022 18:04 - atualizado 29/04/2022 21:53

Fila de passageiros entra em ônibus na Estação São Gabriel, em Belo Horizonte
Na estação São Gabriel, passageiros enfrentaram longas filas e coletivos lotados na manhã desta sexta-feira (29) (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A redução de viagens de ônibus fora do horário de pico em Belo Horizonte será investigada pelo Ministério Público de Minas Gerais. O órgão informou, nesta sexta-feira (29), que o anúncio das empresas, que alegam incapacidade financeira para manter os horários, será alvo de procedimento.


Contudo, a medida, ao menos em tese, teve pouca duração. Em reunião com a Prefeitura de Belo Horizonte nesta tarde, as empresas de ônibus se comprometeram a retomar os horários normalizados das viagens.

A população da capital reclama da ausência de ônibus desde o início da pandemia, quando os horários foram reduzidos. Levantamento da BHTrans publicado pelo Estado de Minas mostrou que a queixa dos passageiros tem embasamento numérico: em março, com a situação da COVID já controlada na capital, a demanda de usuários ultrapassava a marca de 70% da procura média pré-coronavírus enquanto a oferta de coletivos nunca passou deste percentual.

Impacto no comércio 

Lojistas também relataram a ausência de funcionários e consumidores por causa da redução dos horários de ônibus. As reclamações chegaram à Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), que validou as críticas. 

"Essa redução, agravada pela greve dos metrôviários, impacta direta e negativamente o comércio, especialmente às vésperas do Dia das Mães", afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

A entidade acionou a Prefeitura, o SetraBH e o Ministério Público de Minas Gerais para tentar encontrar outra alternativa a redução.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)