(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 'CALÚNIA E DIFAMAÇÃO'

Servidores pedem retratação de vereador após vídeo de cães mortos viralizar

Flávio Marra, parlamentar de Divinópolis, diz que não irá se retratar por fazer a 'coisa certa': ''Estão matando cachorros lá''


27/04/2022 18:57 - atualizado 27/04/2022 19:04

Fachada do Crevisa
Os servidores do Crevisa, em Divinópolis, pediram retratação alegando calúnia, difamação e injúria (foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)
Os servidores do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) querem retratação do vereador de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, Flávio Marra (Patriota), por "calúnia, difamação e injúria".

A nota de repúdio foi emitida nesta quarta-feira (27/4), nove dias após viralizar vídeo feito pelo parlamentar de cães mortos dentro de um freezer.

Na nota, enviada pela assessoria de comunicação da prefeitura, os servidores repudiaram o que chamaram de "ações negativas, sensacionalistas e extremistas do vereador" por "usar a causa animal e, principalmente o Crevisa, como palanque eleitoral e para incitar a população contra os servidores".

Eles alegam que Marra invadiu para fotografar sem permissão do órgão público, os animais eutanasiados no Crevisa. A eutanásia teria sido realizada por responsável técnico (médico veterinário devidamente inscrito no CRMV), seguido da autorização dos proprietários, que apresentavam doenças incompatíveis com a qualidade de vida que um animal merece.  

"Este trabalho segue a Lei nº 14.228/2021 que veda a eliminação da vida de cães e de gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres, com exceção da eutanásia nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais”, alegam em nota.

A lei vai de encontro ao que o Conselho Federal de Medina Veterinária (CFMV) defende: o fim de interferências políticas nas Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ). 

"Uma vez que os profissionais estão no seu pleno exercício da função e não estão em nenhum dos casos agindo contra a Lei acima citada, o vereador está usando de má fé junto à população para denegrir a imagem dos servidores municipais em um ataque feroz. Os servidores exigem também uma retratação do vereador por calúnia, difamação e injúria".


O vídeo dos cães mortos no freezer

A filmagem foi feita pelo vereador no dia 18 de abril. Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Militar de Meio Ambiente. O vereador alegou que alguns animais estavam sem identificação e laudos sem assinatura do veterinário responsável. Ao todo, 13 cachorros estavam no freezer.

Sem citar nomes, Marra acusou os profissionais de matarem os cães: “Por isso que a gente não traz cachorro para o Crevisa. Olha que absurdo. Quando vocês me ligam, eu falo que estão matando cachorro aqui, e estão matando mesmo”.
 
Em contato com o vereador, na noite desta quarta-feira (27/4), ele limitou-se a dizer que não irá se retratar por fazer e denunciar a "coisa certa".

"Estão matando cachorros lá", reafirmou. Disse também que vai falar sobre a nota de repúdio durante pronunciamento na Câmara, nesta quinta-feira (28/4).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)