(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FESTA CÍVICA

Ouro Preto comemora a 'largada da Independência' do Brasil

Cidade celebra o bicentenário da Proclamação de Vila Rica, juramento antidespótico de Dom Pedro I, que precedeu o Grito do Ipiranga


09/04/2022 04:00 - atualizado 09/04/2022 07:58

Vista da sacada do antigo Palácio dos Governadores, em Ouro Preto
Vista da sacada do antigo Palácio dos Governadores, hoje ocupado por museu da Escola de Minas, onde Dom Pedro fez a proclamação (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Ouro Preto – O primeiro “brado retumbante” ecoou em Ouro Preto, na Região Central de Minas, cinco meses antes de dom Pedro I (1798-1834) proclamar a Independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo (SP).

Em 9 de abril de 1822, data que completa hoje 200 anos e terá comemoração cívica na cidade, o então príncipe regente do Reino Unido do Brasil anunciou ao povo de Vila Rica “que os laços do despotismo não prevaleceriam sobre os anseios de liberdade e independência”.

“Estamos celebrando o bicentenário do juramento de dom Pedro I ao povo de Ouro Preto”, diz o prefeito do primeiro município brasileiro a ser reconhecido como patrimônio mundial, Angelo Oswaldo.

Pesquisador da história local, integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, ele destaca que o príncipe regente e futuro imperador do Brasil foi recebido festivamente, rendendo homenagem a Vila Rica (antigo nome de Ouro Preto), da sacada do Palácio dos Governadores, “e ganhando apoio para a jornada rumo à proclamação do dia 7 de setembro”.

A celebração do bicentenário da Proclamação de Vila Rica e o início das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822, será hoje, às 10h, no adro do Palácio dos Governadores, atual Museu de Ciência e Técnica  da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto,  que fica na Praça Tiradentes, no Centro Histórico.

A promoção do evento é da Prefeitura de Ouro Preto, com apoio da Escola de Minas da Ufop. Na solenidade, estará presente o príncipe Dom João de Orleans e Bragança, conhecido como Dom Joãozinho, tetraneto de Dom Pedro I.

CADEIRA HISTÓRICA


Na sacada do antigo Palácio dos Governadores, construção de meados do século 18, Dom Pedro I fez seu discurso à população de Vila Rica, então capital da província de Minas. Nesse prédio ocupado pelo Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, equipamento cultural temporariamente fechado à visitação, há um busto em bronze do príncipe, que fez parte das comemorações dos 150 anos da Independência, o sesquicentenário, em 1972.

Na solenidade em Ouro Preto, os convidados poderão ver uma peça histórica importante. Trata-se da cadeira na qual o príncipe regente se sentou durante cerimônia em Cachoeira do Campo (atual distrito), na viagem de 1822 a Vila Rica. Em 1881, ao visitar Cachoeira do Campo, dom Pedro II (1825-1891) também se sentou nessa cadeira.

Tombado como patrimônio cultural do município de Ouro Preto, o móvel se encontra sob a guarda da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, sede paroquial de Cachoeira do Campo. Especialmente trazida para a solenidade deste sábado, a cadeira é destinada ao príncipe Dom João de Orleans e Bragança.

COMPROMISSO


“Na sua segunda viagem a Minas, Dom Pedro I permaneceu durante muito tempo e visitou vários lugares. “A vinda dele funcionou como um termômetro. Ele queria sentir o ‘calor’ da população em Vila Rica, São João del-Rei e outros núcleos, pois estava descontente com a corte portuguesa que o queria de volta a Lisboa”, explica o professor.

No célebre 9 de abril de 1822, destaca Bohrer, “o príncipe regente firmou um compromisso constitucional, mostrando que queria governar com a Constituição, com os deputados eleitos”, e afirmando que o governo de Portugal era despótico, uma característica dos soberanos absolutistas. “Portanto, a viagem a Minas foi para sentir os ânimos e fazer um pronunciamento antidespótico, para se mostrar um possível monarca das luzes, sem a opressão do passado português”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)