(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PATRIMÔNIO

Restaurada, capela do século 19 reabre em Lagoa Santa

Próxima etapa será buscar recursos para recuperar elementos artísticos do templo da cidade da Grande BH


03/04/2022 17:47 - atualizado 03/04/2022 18:13

fachada de igreja restaurada
Tombada pelo município, a Capela Nossa Senhora da Conceição estava fechada havia 12 anos (foto: PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE/DIVULGAÇÃO )
Um espaço sagrado do fim do século 19 é reaberto à comunidade de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Após 12 anos de portas fechadas, a Capela Nossa Senhora da Conceição, tombada pelo município e localizada no Morro do Cruzeiro, volta a receber os fiéis para celebrações e também visitantes interessados em contemplar, do alto,  “uma das vistas mais bonitas do município”, segundo o titular da Paróquia Nossa Senhora da Saúde (à qual o templo está vinculado), padre Ednei Almeida Costa.

Na quinta-feira (31), o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a missa de reinauguração. O trabalho para restauração do templo começou em 2018, com a chegada do pároco Ednei a Lagoa Santa e entendimentos com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), contando, para a obra, com recursos do município. “Temos um bom diálogo com a prefeitura”, diz o padre com satisfação.

“Houve mobilização de toda a comunidade para a reabertura da capela. Conseguimos, com licença do Conselho Municipal de Cultura, auxílio do Memorial da Arquidiocese de BH e decisão judicial para o restauro integral da igreja, fazer a revisão de toda a parte elétrica, troca de parte do piso e pintura. Agora, vamos lutar para recuperar os elementos artísticos”.

altar de igreja restaurada
(foto: PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE/DIVULGAÇÃO)
Em nota divulgada pela Arquidiocese de BH, está o depoimento da designer Júlia Pinheiro, moradora há 40 anos de Lagoa Santa e emocionada ao ver a capela restaurada. Quando criança, ela foi consagrada a Nossa Senhora da Conceição em uma cerimônia tão marcante, que guarda na memória. “Um sonho de tantos anos, a gente fica até sem palavras de ver a capela assim”, disse Júlia, que acompanhou de perto o processo de restauro e gostou de ver preservadas as características originais do templo.

Campo de futebol 


A comunidade, onde está a Capela Nossa Senhora da Conceição, fica numa região “muito carente”, segundo o padre Ednei, estando nos planos da paróquia buscar recursos para melhorar o campo de futebol da região com iluminação, banheiro, gramado, alambrado, entre outros benefícios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)