(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IGREJA CATÓLICA

Educação está no foco da Campanha da Fraternidade 2022

A presidência da CNBB explica, na apresentação, que se trata de uma campanha para refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva cristã


02/03/2022 06:00 - atualizado 02/03/2022 07:42

Campanha da Fraternidade 2022
(foto: Reprodução da internet/Facebook/CNBB Nacional)


Olhos voltados para a educação, corações unidos pela paz e ritos tradicionais da Quarta-Feira de Cinzas, nas igrejas católicas. Começa hoje no país a Campanha da Fraternidade 2022 (CF-2022), com o foco num dos pilares mais importantes da sociedade, seguindo o lema bíblico, extraído de Provérbios 31,26, “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Em Belo Horizonte, o arcebispo metropolitano e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, lança a CF-2022 – Fraternidade e Educação durante missa às 19h30, na Catedral Cristo Rei, em construção no Bairro Juliana, na Região Norte da capital.

Em tempos de guerra na Europa, há um pedido muito especial do Papa Francisco para este primeiro dia da quaresma. Ao falar, com tristeza, sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, ele convocou um dia de jejum e oração pela paz. “Mais uma vez, a paz de todos está ameaçada por interesses de parte", lamentou o sumo pontífice.

Junto aos pedidos de orações pela paz, nas igrejas da capital e interior de Minas haverá o momento de imposição das cinzas, durante as missas, quando o celebrante faz a cruz na cabeça do católico. A Arquidiocese de BH explica que a Quarta-Feira de Cinzas marca o início da quaresma e de preparação para a Semana Santa, “tempo de conversão, silêncio, oração, penitência e caridade”.

Com a imposição das cinzas, começa um período propício para a interioridade dos cristãos que desejam se preparar para viver o mistério Pascal – a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Assim, as cinzas, “símbolo da fragilidade e pequenez humana, significam um apelo à conversão”.
 
Dom Walmor se manifestou sobre a situação na Europa: “A guerra é expressão máxima do ódio, independentemente das dimensões do conflito. A invasão da Rússia à Ucrânia é sinal do fracasso humano na construção da paz. Uma inaceitável ofensiva bélica que somente gera morte e destruição. Nossa oração e nossa fé nos mantêm firmes no compromisso  com a paz”.

Ação e reflexão


Pela terceira vez, a Campanha da Fraternidade da CNBB aborda a educação. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. Conforme o texto-base, “a realidade de nossos dias fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da COVID-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

A presidência da CNBB  explica, na apresentação, que se trata de uma campanha para refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva cristã. Assim, a educação é compreendida não apenas como um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada com todos os atores (família, Igreja, estado e sociedade). A CF-2022 é inspirada no Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Pontífice apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada.

Serviço

Em Belo Horizonte

Abertura da Campanha da Fraternidade 2022 na Arquidiocese de BH, no Bairro Juliana, na Região Norte
 
Data:Hoje, às 19h30, durante celebração da missa pelo arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

No Brasil

Em nível nacional, a CF-2022 será lançada pela CNBB às 10h, com um vídeo, no canal da CNBB no Youtube e no Facebook.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)