(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRAGA

Ouro Fino, no Sul de Minas, está com infestação de caramujos africanos

Cerca de 1.500 animais foram recolhidos somente nesta semana na cidade; cada indivíduo hermafrodita pode colocar 400 ovos a cada postura


10/02/2022 20:57 - atualizado 10/02/2022 21:03

Caramujos africanos
Cidade do Sul de Minas está sofrendo com infestação de caramujos gigantes (foto: Prefeitura de Ouro Fino)

Alguns bairros de Ouro Fino, no Sul de Minas, estão sofrendo com a infestação de caramujos africanos, animal exótico que foi introduzido no país na década de 80 e tornou-se uma praga por não haver predador natural que possa controlar sua população. De acordo com a Supervisora de Combate as Endemias, Nayara Carvalho, cerca de 1.500 animais já foram recolhidos nesta semana no bairro da Serrinha.

A captura dos moluscos durante a ação que foi iniciada pela equipe de endemias do Executivo Municipal. Munidos com sacos, luvas e lanternas, a equipe se dirigiu aos locais onde foram observados maior incidência do animal; manualmente, os agentes devidamente protegidos encheram sacos e mais sacos de caramujos.
 
“Cada indivíduo hermafrodita pode colocar 400 ovos a cada postura, a qual pode ocorrer até cinco vezes ao ano, o que ocasiona grandes infestações, especialmente após períodos de chuva, em que apresentam maior atividade”, explicou a supervisora.

Além disso, parte da equipe percorreu o bairro com cartilhas de orientação, explicando o descarte correto e como proceder durante uma infestação desses animais. Junto a cartilha e aos materiais que também foram cedidos a população, foi passado o contato da chefe do setor para que os moradores ligassem caso ocorra uma urgência de retirada de caramujos.
 
Caramujos africanos recolhidos
Cidade do Sul de Minas está sofrendo com infestação de caramujos gigantes (foto: Prefeitura de Ouro Fino)


Qual o descarte correto?

 
A supervisora Nayara Carvalho explica que a forma mais adequada de se eliminar os caramujos africanos é por meio do controle mecânico, que consiste na catação manual destes animais. 

“Após proteger as mãos para pegar os moluscos, a recomendação é acondicioná-los em um saco de lixo e jogar sal dentro do saco em quantidade abundante para matar os moluscos.A coleta manual deve ser feita periodicamente até eliminar a infestação do local. Orientação importante é não jogar sal grosso diretamente nos caramujos livres, pois além de contaminar o solo, as conchas sobrarão no ambiente e se encherão de água de chuva, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana”, explicou Nayara.
 
Para denunciar a infestação desses animais ligue para (35) 99722- 1740 – Nayara Carvalho.
 
(Iago Almeida / Especial para o EM)
 
Caramujos africanos em muro
Cidade do Sul de Minas está sofrendo com infestação de caramujos gigantes (foto: Prefeitura de Ouro Fino)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)