(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOVIMENTO

Metroviários marcam assembleia para sábado para decidir início de greve

Reunião virtual promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, na tarde desta quinta-feira (3/2), terminou sem acordo


03/02/2022 18:49 - atualizado 03/02/2022 19:14

Metrô de BH
Metroviários pedem anulação de item 3 da Resolução CPPI 206, que trata da privatização do metrô (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Os metroviários de Belo Horizonte participarão de nova assembleia, que será marcada provavelmente neste sábado (5/2), para decidirem se manterão ou não a greve da categoria, que tem início previsto para a próxima segunda-feira (7/2). A reunião virtual promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, na tarde desta quinta-feira (3/2), terminou sem acordo.

O encontro contou com a presença de lideranças do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindmetro) e de representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Advocacia Geral da União.

O governo federal pediu um prazo maior, até o dia 23 deste mês, para dar uma resposta acerca da proposta da categoria, que se baseia na anulação das condições do item 3 da Resolução CPPI nº 206, com normas para a privatização do metrô. Ele permite que a CBTU faça transferência dos funcionários para outros estados onde a companhia administra o metrô.

Com a paralisação, o metrô funcionará em escala mínima, das 10h às 17h, a partir de segunda-feira. Em nota, O Sindimetro destacou que a paralisação afetará diretamente a população da capital e região metropolitana, mas que é uma medida necessária diante da possível privatização da empresa.

"É importante que a população da Grande Belo Horizonte saiba que os metroviários trabalharam, sem parar um dia, durante toda a pandemia de COVID-19, agora busca o apoio de todos os usuários em defesa da empresa pública e com tarifas acessíveis a todos os trabalhadores", finalizou.

Segundo o Sindimetro, a greve é a única forma de fazer com que "o governo e a empresa tragam respostas às dúvidas de como ficará a situação dos trabalhadores diante da privatização do metrô".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)