(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEM TRÉGUA?

Risco de chuvas intensas e novos alagamentos rondam Minas Gerais

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que umidade que se mantém sobre o estado ainda pode causar pancadas de chuva mais fortes


17/01/2022 09:36 - atualizado 17/01/2022 17:17

Aimorés debaixo d'agua após fortes chuvas
Cidades mineiras ainda se recuperam das chuvas, como Aimorés, que estava debaixo d'água na última quinta (13/1) (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Após um fim de semana mais ameno em relação às chuvas, Minas Gerais já deve ficar em alerta novamente. É o que indicam a meteorologia e os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cujo comunicado mais recente prevê risco, até a manhã de terça (18/1) de chuvas intensas e novos alagamentos em mais de 100 cidades mineiras (veja lista aqui).  
 
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", avisa o alerta do Inmet, válido até às 10h de amanhã. O instituto classifica o grau de severidade como "perigo potencial".


 
Há previsão de chuvas no período da tarde para BH, Região Metropolitana, Zona da Mata, Sul, Sudoeste e Triângulo Mineiro. Já no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, há apenas uma pequena possibilidade de pancadas de chuva até o fim desta segunda. 
 
Ainda de acordo com o Inmet, estas pancadas isoladas devem permanecer no estado até na sexta-feira (21/1), podendo ocorrer mais precisamente no período da tarde.
 
Pessoas caminhando na Lagoa da Pampulha
BH tem manhã com céu claro, mas com possibilidade de chuva (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 
 
"Ainda tem a possibilidade de ocorrer estas pancadas mais fortes em um curto período de tempo, devido a disponibilidade de umidade que se mantém estável sobre Minas", explica Anete Fernandes, meteorologista do Inmet. 
 
“Entretanto, para as regiões Norte e Faixa Leste, as chances de ocorrerem chuvas são mais restritas”, destaca a meteorologista. 
 

Temperatura

A menor temperatura de BH nesta madrugada foi 18,4° na estação do Cercadinho. A máxima deve ficar em 29°.
 
No estado, a mínima ocorreu em Maria da Fé, Sul de Minas, 14,9°C. A maior está prevista para chegar aos 35° no Vale do Rio Doce e Jequitinhonha.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)