(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COINFECÇÃO

Dois casos de 'Flurona' são registrados no Triângulo Mineiro

Segundo a SES-MG, até o momento já foram confirmados no estado 15 casos de coinfecção por COVID e Influenza (gripe)


14/01/2022 22:33 - atualizado 14/01/2022 22:33

Arte
A SES-MG acompanha a evolução dos casos de flurona no estado e aguarda orientações técnicas do Ministério da Saúde para conclusão da investigação (foto: Creative/Commons/Divulgação)
Dois casos de Flurona (a dupla infecção por COVID-19 e Influenza) foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no Triângulo Mineiro, sendo um em Araxá e outro em Uberlândia. A reportagem questionou os sexos e as idades dos dois pacientes, mas não obteve resposta.
 
Segundo nota da SES-MG, ainda não há orientação técnica oficial para notificação/investigação de coinfecção Influenza/SARS-CoV-2. “Portanto os registros se referem a casos reportados de detecção de ambos os vírus na mesma amostra analisada laboratorialmente”, explicou a nota.
 
A SES-MG informa que até o dia 14/1 (hoje) foram reportados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-MG) quinze casos com detecção laboratorial de coinfecção por SARS-CoV-2 e Influenza em Minas Gerais, sendo que os casos foram informados por dez municípios: Araxá (1), Belo Horizonte (1) Ipatinga (1), Itamonte (1), Juiz de Fora (5), Monte Carmelo (1), Poço Fundo (2), São Lourenço (1) São Sebastião do Paraíso (1) e Uberlândia (1).
 
“Não foram notificados óbitos associados aos casos reportados.
 
A SES-MG acompanha a evolução dos casos e aguarda orientações técnicas do Ministério da Saúde para conclusão da investigação.
 
No momento, não há outros casos reportados em análise”, destacou nota da SES-MG ,que explica que muitos dos vírus respiratórios compartilham não apenas da mesma sazonalidade, mas de vias de transmissão semelhantes, logo, a exposição simultânea a dois agentes distintos pode ocorrer ao mesmo tempo ou em momentos muito próximos, causando uma coinfecção.
 
“No contexto da pandemia da COVID-19 começaram a ser identificados os primeiros casos de coinfecção causadas pelos vírus Influenza e SARS-CoV-2 no Brasil, em um momento em que a circulação de ambos se mostra intensa.
 
As implicações dessa coinfecção específica entre Influenza e SARS-CoV-2, como quadro clínico, gravidade, duração e complicações, ainda estão sendo estudadas ao redor do mundo.
 
 Por fim, a SES-MG ressalta a importância de se manter os protocolos sanitários tanto para COVID-19 quanto para influenza: lavagem constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e vacinação”, finalizou a nota da Secretaria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)