(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID E INFLUENZA

Governo de Minas investiga caso de flurona notificado em Uberlândia

O caso foi reportado por um laboratório privado da cidade e é um entre 14 casos investigados em nove municípios do estado


13/01/2022 17:55 - atualizado 13/01/2022 18:14

Laboratório médico
A notificação em Uberlândia partiu de laboratório privado (foto: Reprodução/Roque de Sá/Agência Senado)
Um possível caso de flurona em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está sendo está sendo investigado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Ao todo, o estado tem 14 notificações de possíveis contaminações duplas, por Influenza e coronavírus ao mesmo tempo.

A notificação foi feita por um laboratório privado. De acordo com o governo mineiro, até dia 11 de janeiro, foram reportados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais detecções laboratoriais de coinfecção por coronavírus e influenza em Araxá (1), Belo Horizonte (1), Ipatinga (1), Itamonte (1), Juiz de Fora (5), Monte Carmelo (1), Poço Fundo (2), São Lourenço (1) e Uberlândia (1).

Não foram notificadas mortes e, ainda de acordo com a Secretaria de Saúde estadual, a pasta está acompanha a evolução dos registros e aguarda orientações técnicas do Ministério da Saúde para conclusão da investigação.

Por meio de nota, o governo diz ainda que “antes da pandemia não era raro haver a detecção de gripe associada a outras doenças virais. Mas agora, começaram a ser identificados os primeiros casos de coinfecção causadas pelos vírus Influenza e SARS-CoV-2 no Brasil, em um momento em que a circulação de ambos se mostra mais intensa”

As implicações dessa coinfecção específica, como quadro clínico, gravidade, duração e complicações, ainda estão sendo estudadas ao redor do mundo. Por fim, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais ressalta a importância de se manter os protocolos sanitários tanto para COVID-19 quanto para Influenza: "lavagem constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e vacinação”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)