(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Chuvas deixam 375 municípios em situação de emergência em Minas

Número de mortos em consequência do período chuvoso chegou a 25 no estado nesta quinta-feira (13/1)


13/01/2022 14:45 - atualizado 13/01/2022 15:17

Moveis são colocados para fora depois que a lama entrou dentro de casas e chuvas destruíram as ruas
Chuvas deixaram estragos também em Betim (foto: Edesio Ferreira/E.M/D.A Press)
 
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informou que já são 374 municípios mineiros em situação de emergência devido às intensas chuvas das últimas semanas. Nesta quinta-feira (13/1), o número de mortos em consequência do período chuvoso chegou a 25, um a mais do que o registrado nessa quarta-feira (12/1). 
Desde o início do período chuvoso, mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas e 26 mil desalojadas.
 
 
Até o momento, mais de 36 mil itens de ajuda humanitária foram entregues aos municípios para assistência à população nas regiões atingidas, sendo 11.820 cestas básicas, 4.157 colchões, 10.125 kits limpeza e 10.555 kits de higiene.
 
As chuvas em Minas Gerais vem deixando municípios inteiros isolados. Em algumas regiões, a lama tomou casas, ruas, pontes e deixou vítimas. 

Em alerta, a Defesa Civil diz que o atual cenário necessita de maior atenção da população para identificar os riscos do período chuvoso.

"A orientação é para que as pessoas que moram perto de encostas e rios fiquem atentas aos deslocamentos de massas e ao aparecimento de rachaduras. O mais importante é preservar a vida", orientou o órgão.
 
 

Como ajudar?

As doações para as cidades que sofrem com as chuvas serão coordenadas pela Sedese, um dos órgãos que apoiam o Serviço Social Autônomo (Servas).Os principais itens demandados são: água potável, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, roupa de cama e banho, colchões e cobertores.
 
As doações podem ser entregues diretamente na sede da instituição, na Avenida Cristóvão Colombo, 683, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
 
Os donativos também podem ser entregues na rede de supermercados Verdemar, no BH Shopping, Shopping Diamond Mall e Shopping Pátio Savassi, em todos os batalhões, quartéis e bases comunitárias de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Delegacias de Polícia Civil de Minas Gerais. A entidade também recebe doações em dinheiro.
 
Mais informações podem ser acompanhadas nas redes sociais da instituição, no site www.servas.org.br ou pelo telefone (31) 3349-2400.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)