(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RECONSTRUÇÃO APÓS CAOS

Vídeo flagra dificuldade em resgatar pessoas ilhadas após chuvas em Minas

Os resgates foram feitos na zona rural, na tarde de ontem (11/1), pelos militares da Base Regional de Aviação do Estado (5a BRAvE), de Valadares


12/01/2022 16:10 - atualizado 12/01/2022 16:28

Militares resgatam um cadeirante isolado após chuvas em Dores de Guanhães
Um cadeirante foi resgatado no povoado da Bocaina, em Dores de Guanhães (foto: Policia Militar/Divulgação)
As fortes chuvas que atingiram Dores de Guanhães no fim de semana deixaram um saldo trágico na cidade do Vale do Rio Doce mineiro: duas pessoas mortas por soterramento, outras 6 com ferimentos graves, e dezenas de famílias isoladas na zona rural. Vídeo divulgado pela Polícia Militar nesta quarta-feira (12/1) mostra os desafios em resgatar pessoas ilhadas.

As comunidades de Bocaina, Macaquinhos, Lagoa e Areias são as mais atingidas. A população isolada tem recebido o socorro da prefeitura e da Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da 5ª Base Regional de Aviação do Estado (5ª BRAvE), de Governador Valadares.

Na terça-feira (11/1), os militares da BRAvE voaram de Valadares para Dores de Guanhães no helicóptero Pégasus. O tenente-coronel Eduardo, comandante da 5ª BRAvE, disse que a equipe fez o traslado de moradores da zona rural do município, no povoado da Bocaina, que estavam isolados. Todos foram levados para a cidade de Dores de Guanhães.
 
 
 
“Levamos para Dores de Guanhães uma senhora de 79 anos de idade, paciente de hemodiálise, mais uma mãe com duas gêmeas recém-nascidas, com acompanhante. Também transportamos dois cadeirantes e um senhor de 64 anos de idade, com dificuldades de locomoção", disse.

O helicóptero Pégasus ainda fez o traslado de um médico que estava atendendo pacientes no Distrito de Macaquinhos para a área central de Dores de Guanhães. O secretário de Obras do Município, João Paulo Pereira, fez um sobrevoo pelas áreas afetadas para ver os estragos, a bordo do helicóptero.

"Deu pra ver várias ruas da cidade sob o extremo risco de movimentação de massa, casas soterradas, caixa d'água sob risco e 30 pontes destruídas", afirmou. O secretário disse também que cerca de 190 quilômetros de estradas de terra, de acesso às fezendas e aos distritos, ficaram em condições precárias.

A vice-prefeita de Dores de Guanhães, Ária Maria Fernandes Bretas, disse que todas as estradas para os distritos e povoados ainda estão bloqueadas. O município contabiliza 71 desabrigados, 30 desalojados e estima que 14 casas destruídas e 19 atingidas.

O posto de atendimento médico, atingido pelo deslizamento de terra que matou duas pessoas no domingo, está funcionando de forma improvisada em uma escola.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)