(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Chuvas em Ouro Preto

Estrada que liga Ouro Preto a distritos turísticos está interditada

São vários pontos de interrupção de acesso à cidade; até o momento, 182 pessoas estão desalojadas, 17 desabrigadas e três casas foram totalmente destruídas


11/01/2022 11:55 - atualizado 11/01/2022 15:29

Deslizamento de terra interditando estrada
Conhecida como estrada de Ouro Branco, o trecho interditado fica próximo a localidade de Rancharia (foto: Divulgação/Rádio Real FM)
Um deslizamento de terra na madrugada desta terça-feira (11/1) na MG 129, estrada que dá acesso aos distritos de Lavras Novas, Chapada, Santa Rita e Santo Antônio do Salto, em Ouro Preto, e às cidades de Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais, deixou a via interditada nos dois sentidos. 
 
Conhecida como estrada de Ouro Branco, o trecho interditado fica próximo da localidade de Rancharia. De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Ouro Preto, não há vítimas e o local segue interditado sem previsão de liberação da via.
 
Também em Ouro Preto, nesta terça-feira, por volta das 5h, houve um deslizamento de terra na BR356, trecho que liga a sede da cidade histórica ao distrito de Cachoeira do Campo. Máquinas da Secretaria de Obras de Ouro Preto já estão no local para a retirada da lama.
 
Veículo tenta passar em trecho com deslizamento de terra
Conhecida como estradinha da Prainha, o trecho apresenta riscos de deslizamento de terras (foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
 
O secretário de Defesa Civil, Juscelino Gonçalves, orienta que moradores evitem trafegar pela estrada que liga ao Distrito de São Bartolomeu que está com o asfalto bastante danificado. A via que dá acesso ao Distrito de Glaura também oferece riscos aos condutores.
 
“São vários pontos de interrupção de acesso na cidade e as equipes da Secretaria de Obras, de Assistência Social e Defesa Civil estão dispostas a dar as respostas o mais rápido possível. Pedimos paciência e que aguardem a avaliação dos órgãos e não removam as terras porque elas podem estar segurando a encosta” recomenda.
 
Juscelino Gonçalves afirma que a desobstrução das vias está sendo feita com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que está avaliando juntamente com a equipe técnica da prefeitura, com geólogos e engenheiros, para que os riscos não aumentem ao fazer o serviço de limpeza das vias.
 
A prefeitura de Ouro Preto assinou um decreto nesse domingo (8/1) que declara situação de emergência no município. De acordo com a prefeitura, o decreto se justifica após centenas de ocorrências recebidas pela Defesa Civil em razão de deslizamento de terras, enxurradas, inundações e alagamentos. Até o momento 182 pessoas estão desalojadas, 17 estão desabrigadas, três casas foram totalmente destruídas e uma pessoa morreu.
 
De acordo com o decreto, entre as ações previstas, as autoridades administrativas e os agentes da defesa civil ficam autorizados a entrar nas casas para prestar socorro ou determinar pronta evacuação e usar de propriedade particular no caso de iminente perigo público.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)