(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Usina de Retiro Baixo ampliará vazão das comportas para evitar transbordar

Operadora pede para que pescadores e população em geral evite ficar próxima ao rio


09/01/2022 15:45 - atualizado 09/01/2022 20:23

Usina de Retiro Baixo, em Pompéu
Vazão pode chegar a mil metros cúbicos nos próximos dias (foto: Reprodução/Redes Sociais)
As comportas da Usina de Retiro Baixo, em Pompéu, no Centro-Oeste de Minas, foram abertas e deverá atingir vazão de 800 metros cúbicos até o final da tarde deste domingo (9/1). A medida é para evitar que o reservatório chegue a capacidade máxima gerando transbordamento e atingindo comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco.

A empresa RBR detém a concessão de operação da usina. A cota máxima é de 616 metros. Com as chuvas, o volume aumentou e forçou a necessidade de abertura das comportas. 

A vazão tem ocorrido de forma gradativa e é definida de acordo com o volume de água recebida. A previsão é que ela chegue nos próximos dias a 1.000 metros cúbicos. “A água que cai aqui em Belo Horizonte demora dois dias para chegar lá”, explica a engenheira ambiental da RBR Analice Cesário.

A recomendação é que as pescas sejam suspensas e que ninguém fique à beira dos rios. “É para o pessoal não ficar nas margens, ali tem muito pescador, está na época da piracema e o pessoal vai para o rio mesmo pescar e a orientação é para que ninguém fique nele. Fique longe. Dê uma trégua”, alertou.

Analice informou também que a usina está operando normalmente e há capacidade para poder dar vazão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)