(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MUDANÇAS NA SAÚDE

Com mais casos de COVID-19, Patos de Minas concentra testes em antigo CAPS

A medida foi motivada pelo expressivo aumento de casos respiratórios; novo espaço vai desafogar outras unidades de saúde locais


06/01/2022 17:46 - atualizado 06/01/2022 17:49

Vista de uma casa
Antiga sede do CAPS vai ser adaptada para ser Centro de Enfrentamento à COVID-19 (foto: Reprodução/Google Street View)
A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas estrutura a antiga sede no CAPS AD para tornar-se Centro de Enfrentamento à COVID-19. A medida foi motivada pelo expressivo aumento de casos de doenças respiratórios, incluindo gripe, no município nos últimos dias. Nas últimas 24 horas, a cidade confirmou 59 casos da doença.

Com o novo espaço, o objetivo é desafogar as Unidades de Saúde da Família (USFs) e a Unidade de Pronto-atendimento do Peluzzo (UPA), que hoje atendem, respectivamente, casos leves e moderados/graves.

O espaço no Bairro Lagoa Grande vai funcionar todos os dias da semana, das 7h às 19h, para testagem e atendimento médico inicial dos pacientes com sintomas respiratórios. Ainda não foi definida uma data, mas a prefeitura infomrou que espera ser o quanto antes.

Até que a estruturação do Centro Covid-19 seja finalizada, será necessário suspender os atendimentos eletivos nas USFs, permitindo maior capacidade de assistência a sintomáticos respiratórios.

Com isso, vão acontecer mudanças já partir desta quinta-feira (6/1), as quais seguem até o próximo dia 21, pelo  menos.

Em relação ao atendimento médico e de enfermagem, ficam suspensos os atendimentos eletivos, com manutenção apenas das consultas de pré-natal. As consultas de puericultura acontecem somente em caso de queixas ou demandas.

As salas de vacinas funcionarão das 7h30 às 16h30, para que, no horário das 16h30 às 19h (nas USFs com Saúde na Hora e Saúde do Trabalhador), os técnicos/auxiliares possam apoiar o atendimento a sintomáticos respiratórios.

No que diz respeito aos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e psicólogos clínicos, os atendimentos individuais estão mantidos, devendo o usuário cancelar a consulta mediante qualquer queixa respiratória.
 
Os atendimentos odontológicos eletivos estão mantidos, mas a orientação é que qualquer paciente com sintomas respiratórios ou que teve contato próximo com alguém confirmado para COVID-19 desmarque a consulta.
 
O município infomrou aidna que há equipes de saúde da família sem médicos no momento, uma vez que 14 profissionais estão de férias ou afastados por atestado.

No entanto, as USFs nessa situação continuam recebendo os casos leves suspeitos de COVID-19. Isso porque um enfermeiro faz o acolhimento e realiza o teste para detecção da doença encaminhando, com a devida guia e o resultado do exame, para avaliação médica na UPA.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)