(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Poço Fundo, no Sul de Minas, confirma primeiros casos de 'flurona' em MG

Segundo a administração municipal, os três pacientes estão com sintomas de COVID e Influenza bem leves e já foram isolados


05/01/2022 14:15 - atualizado 05/01/2022 16:36

Pesquisadora com tubos de ensaio
Em Juiz de Fora, são 3 casos suspeitos (foto: Tulio Santos/EM/DA Press)
A Prefeitura de Poço Fundo, município do Sul de Minas, confirmou nesta quarta-feira (5/1) três casos de duplo contágio de COVID-19 e do vírus da gripe - situação popularmente conhecida como flurona. Entretando, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) não confirma nenhum caso no estado.

"Dois casos de flurona foram detectados por laboratório poço-fundense nesta terça-feira. Outro caso, detectado na segunda, é de paciente de Machado", afirmou a nota publicada nas redes sociais da prefeitura.

Ainda segundo a administração local, todos estão com sintomas bem leves e isolados.

Nessa terça (4/1), a Prefeitura de Juiz de Fora informou que recebeu mais duas notificações de um laboratório privado sobre a possibilidade de caso de flurona, como é chamada a dupla infecção por COVID-19 e Influenza.

No total, são três casos em investigações epidemiológicas.



De acordo com a assessoria da gestão municipal de Juiz de Fora, os dois novos casos foram notificados ontem por um laboratório particular da cidade.

A administração municipal, no entanto, não informou o sexo, a idade e o estado de saúde dos pacientes, mas ressaltou que a investigação do caso está em andamento.

 Flurona


O duplo contágio é popularmente conhecido como flurona. Trata-se de uma designação definida a partir dos termos "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus).

O que diz o Governo de Minas 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que, até esta quarta-feira (05/01), não há caso confirmado de coinfecção por SARS-COV-2 e Influenza em Minas Gerais.

A SES-MG informa ainda que há seis casos suspeitos em investigação. Detalhes das notificações em investigação serão divulgados oportunamente, caso estas sejam confirmadas.

A SES-MG ressalta ainda a importância de se manter os protocolos sanitários tanto para covid-19 quanto para influenza: lavagem constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e vacinação.

(Com informações Bruno Luis Barros - Especial para o EM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)