(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Triste realidade

Nova cepa, médicos dos PSF's em férias e infectados lotam UPA de Passos

Além da COVID-19, suas variantes e da influenza classificado em subtipos, como o A (H1N1) e o A (H3N2), Passos enfrenta falta de médicos


04/01/2022 16:44 - atualizado 04/01/2022 17:05

Vista geral da UPA em Passos
Médicos de plantão ou contaminados no PSF%u2019s provocam superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) (foto: Arquivo EM)
Quem depende da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Passos está passando horas e até dias difíceis, com a longa espera na fila. Pelo local, passam uma média de 450 pessoas, ontem este número chegou a 545 pacientes. A razão para a superlotação na UPA passense tem vários motivos: a COVID-19, suas variantes e da influenza classificado em subtipos como o A (H1N1) e o A (H3N2). Mas Passos enfrenta outro agravante: a falta de médicos na ativa.
 
Por motivos de férias ou por estarem contaminados, muitos médicos não estão atendendo nos PSF (Programas de Saúde da Família). Passos tem 23 PSF’s e uma Unidade Básica de Saúde rural. Quando o paciente chega para ser atendido no PSF, é testado e se o resultado dá positivo é direcionado para a UPA.

Além dos problemas da saúde básica, os PSF’s não atendem o necessário, em relação a síndromes gripais. O médico do Centro COVID está afastado por motivos de doença.
 
Por plantão de 12h, a UPA tem sete médicos dia e seis noturnos  distribuídos em Clinica geral, pediatria, ortopedia e cirurgia geral. Na UPA, 7 médicos estão em quarentena e outros 3 com sintomas gripais. Hoje (04/01), 10 PSF’s estão sem médicos por causa de férias ou infectados.
 
E o futuro não é promissor para a UPA. Segundo o diretor técnico da unidade, Flávio Ferreira, “apesar de ser uma variante menos agressiva no que diz respeito a gravidade dos quadros, é altamente transmissível e assim teremos aumento dos casos”, justificou.
 

Casos

De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Passos desta segunda-feira (03/01), desde o princípio da pandemia Passos contabilizava 11.759 casos positivos da doença e 322 óbitos confirmados de COVID. Contava com 41.750 casos notificados, dos quais 318 em monitoramento.

Na Santa Casa de Misericórdia de Passos, o número de pacientes cresceu também. No primeiro dia do ano, na unidade de saúde havia três internados, dois na enfermaria e um na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dentre eles uma criança. Ontem (03/01), o número de pacientes dobrou, com 6 doentes, 5 adultos e uma criança, três no ambulatório COVID e três na UTI. Os pacientes são quatro de Passos, um de Alpinópolis e um de Fortaleza de Minas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)