(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPO INSTÁVEL

Grande BH e demais regiões de Minas têm alerta de chuva forte

Chuva, que marca o primeiro dia de 2022 em Belo Horizonte, deve seguir até quarta-feira


01/01/2022 10:29 - atualizado 01/01/2022 11:18

Pedestre atravessa Avenida Afonso Pena na Praça Sete
BH amanheceu com tempo instável no primeiro dia do ano (foto: Jair Amaral/DA/PRESS)

A chuva não deverá dar trégua, pelo menos até quarta-feira (5/1), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em especial na capital. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de volume superior a 50 milímetros na capital entre hoje (1º/1) e amanhã (2/1). O alerta de chuvas fortes também se estende para todas as regiões de Minas.
 
Embora houvesse uma expectativa de trégua na virada, não foi o que ocorreu. O primeiro dia do ano começou com chuva. Já nas primeiras horas, a Defesa Civil emitiu alerta de ocorrência de chuva, de 30 a 50 milímetros, com raios e rajadas de vento em torno de 50km/h até as 8h de domingo.
 
 
 
"A chuva vai continuar, com céu encoberto e pancadas a qualquer hora do dia", afirma o meteorologista Claudemir Azevedo. Em pleno verão, a temperatura também registrou queda, com mínima de 17° e máxima de 22° em BH.

As chuvas são comuns nesta época do ano, o período chuvoso se estende até março. "Temos uma massa de ar bastante instável sobre Minas. A quantidade de umidade na atmosfera contribui para a ocorrência dessas chuvas na Região Central", afirma Claudemir.
 
O mês que se encerrou ontem teve chuva acima da média prevista para o período. O acumulado de dezembro foi de 373 milímetros, enquanto a média histórica é 358,9 milímetros, o que correspondeu a 3,9% a mais.

ALERTA PARA TODAS AS REGIÕES

 
No Estado, a chuva forte deve continuar todas as regiões. "Está bem instável a condição do tempo, mas a chuva está ocorrendo forte, porém, não é naquele volume extraordinário em pouco tempo. Belo Horizonte está se comportando bem", afirma o meteorologista.
 
Para o Norte de Minas, há previsão de chuva para este domingo, principalmente no período da tarde. No entanto, a tendência é de que as chuvas não sejam tão fortes como ocorreram dias atrás.

O meteoroligista afirma que é preciso ter muito cuidado na Região Central, Região Metropolitana, Oeste, Zona da Mata e Triângulo, no Sul de Minas, principalmente na Serra da Mantiqueira. "O tempo está muito instável nessas regiões."
 
Muita atenção para Passa Quatro, Extrema e Monte Verde, cidades que podem ser atingidas por temporais entre hoje e amanhã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)