(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VEJA VÍDEO

Temporal arrasta carros e deixa ônibus ilhado em Juiz de Fora

Segundo a meteorologia, toda a Zona da Mata mineira está em estado de alerta, com possibilidade de chuvas intensas e alagamentos


18/12/2021 14:31 - atualizado 18/12/2021 19:31

Montagem de fotos mostra alagamento em Juiz de Fora
Fortes chuvas atingiram Juiz de Fora na noite dessa sexta-feira (17/12) (foto: Redes sociais/Reprodução)
“Um fenômeno fora do comum”. Assim definiu a Defesa Civil de Juiz de Fora, em nota ao Estado de Minas neste sábado (18/12), as fortes chuvas que atingiram a cidade da Zona da Mata mineira na noite de sexta-feira (17/12).
 
 
 
O ponto crítico foi no Bairro Santa Luzia, na Zona Sul da cidade, com enxurradas que arrastaram alguns carros e deixaram um ônibus ilhado. A água também invadiu casas e estabelecimentos comerciais.
 
Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados pela Defesa Civil com o objetivo de resgatar a população do bairro. Não há vítimas e nenhuma pessoa ficou desabrigada.
 
Nesta tarde, funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora executam a limpeza no local e em bairros adjacentes afetados. A administração municipal providenciou, ainda, equipes para atuar no Bairro Filgueiras, na Zona Nordeste, que também foi afetado pelas chuvas. 

A prefeita Margarida Salomão (PT) percorreu diversas regiões da cidade neste sábado para avaliar os impactos da chuva e das causas que agravaram o alagamento. 

“Na avenida Ibitiguaia, no trecho do Teixeiras [também na Zona Sul], notamos o córrego ainda mais caudaloso. Mitigar as enchentes exigirá impedir impactos das movimentações de terra, em particular daquelas provocadas por grandes empreendimentos”, avaliou a chefe do Executivo. 
 
A situação, no entanto, já era prevista. A Defesa Civil da cidade disse que, diante da possibilidade de chuvas intensas, havia emitido um alerta na manhã de sexta-feira informando o possível transbordamento de rios e córregos que cortam o município.
 
À reportagem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o acumulado de chuvas nessa sexta-feira foi de 51,4 mm, marcado por uma estação automática, e 43.9 mm, conforme aferido manualmente em outro ponto de medição da cidade.
 
O Inmet esclareceu, ainda, que o estado é de alerta em toda a Zona da Mata, com possibilidade de pancadas de chuva intensa à tarde e à noite neste sábado, além de muitos pontos de alagamento nas cidades do interior mineiro.


 
Conforme a Defesa Civil, as chuvas que atingiram a Zona Sul de Juiz de Fora ontem à noite foram “um fenômeno fora do comum”. “Isso é reflexo da mudança climática que afeta o mundo inteiro e que já vinha causando estragos nos últimos dias na Bahia, no Espírito Santo e em outras cidades de Minas Gerais.”
 

Centro de JF alagado na última segunda-feira

 
Na Rua Cesário Alvim, no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro, a força da água rompeu uma tampa de bueiro e um chafariz surgiu no meio da via.
 
Além da Região Central, a Defesa Civil do município havia registrado ocorrências em três bairros até o fim da noite. Foram elas: alagamento no Nossa Senhora das Graças; infiltração de muro de divisa no Granjas Primavera; e um escorregamento de talude no Vila Olavo Costa. Não houve registro de vítimas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)