(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RAIVA ANIMAL

Parque Lagoa do Nado, em BH, é fechado por suspeita de caso de raiva

A Prefeitura de Belo Horizonte intensificou ações de prevenção e a vacinação no local, em um raio de 1 mil metros


18/12/2021 10:37 - atualizado 18/12/2021 14:57

Foto de um lago
(foto: Andréa Moreira/PBH/Divulgação)

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, no Bairro Itapoã, na Região da Pampulha, em BH, foi fechado por prazo indeterminado. De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, o fechamento foi necessário depois da morte de um gato. A suspeita de que se trate de um caso de raiva. A fundação explicou que a medida é preventiva, uma vez que o felino estava fora do parque e por ainda ser um caso em investigação.

A circulação do vírus da raiva é mantida sob vigilância contínua pela Secretaria Municipal de Saúde. Em 2021, foram diagnosticados 24 morcegos positivos para a raiva em Belo Horizonte, além do caso do felino que agora está em investigação.
 
A fundação informa que quando há suspeitas de contaminação de um animal são realizadas ações de prevenção e  bloqueio vacinal para evitar novos casos em animais domésticos. O bloqueio é realizado num perímetro de 1  mil metros do local onde foi encontrado o animal.A população da região também está sendo orientada por agentes de zoonoses. Os animais da região são vacinados contra a raiva. 

Alerta

Se for identificado um animal com comportamento anormal, ele não deve ser tocado. Para removê-lo é necessário acionar imediatamente os serviços de zoonoses da capital, para que uma equipe seja enviada ao local para fazer o recolhimento de forma adequada. Os telefones são 3277-7411/3277-7413/ 3277-7414 ou ainda pelo 156.
 

Vacinação  

Para garantir a segurança da população, a Prefeitura intensificará a vacinação contra a raiva de animais, ampliando os pontos de imunização, além do Centro de Controle de Zoonoses (Rua Edna Quintel, 173 - São Bernardo), a partir da próxima segunda-feira (20/12). Veja abaixo a relação dos locais que vão oferecer o serviço:

Barreiro 
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro (CECG-B). Avenida Antônio Praça Piedade, 68 - Bonsucesso.
Horário de funcionamento: 7 às 16 horas

Leste 
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste (CECG-L). Rua Antônio Olinto, 969 - Esplanada. 
Horário de funcionamento: 7 às 16 horas

Noroeste 
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste (CECG-NO). Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 - Caiçara. 
Horário de funcionamento: 7 às 16 horas

Oeste 
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste (CECG-O). Rua Alexandre Siqueira, 375 - Salgado Filho. 
Horário de funcionamento: 7 às 16 horas

Pampulha
Avenida Professor Magalhães Penido, 770 – São Luiz
Horário de funcionamento: 8h30 às 16h30

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de 3 meses de idade, gestantes ou não. Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou transportadores. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa na sombra, com água e alimentação disponíveis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)