(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA

Pandemia faz São Sebastião do Paraíso cancelar as tradicionais congadas

Festa que costuma atrair 100 mil pessoas ficará sem os desfiles pelo segundo ano; apenas bandeiras dos 8 santos padroeiros foram erguidas


07/12/2021 14:52 - atualizado 07/12/2021 15:28

Bandeiras coloridas do ternos de Congo e Moçambique antes de serem içadas em São Sebastião do Paraíso
Bandeiras do ternos de Congo e Moçambique antes de serem içadas em São Sebastião do Paraíso (foto: Bryan Felipe/SECOM/Divulgação)
Pelo segundo ano consecutivo, as tradicionais congadas de São Sebastião do Paraíso, no Su de Minas, não acontecerão. Uma das maiores manifestações do país, a festa costuma atrair 100 mil pessoas à cidade nos cinco dias de comemorações.

A Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura de São Sebastião do Paraíso promoveu, na noite de domingo (5/12), a cerimônia de levantamento das bandeiras dos oito santos padroeiros da festa da congada e moçambique: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, Santa Catarina, São Domingos, São Jerônimo, Santa Isabel e São Sebastião. O evento aconteceu após a missa das 19h, na Praça comendador José Honório, ao lado da Igreja Matriz.

A cerimônia não teve batidas de caixa, apenas orações e cânticos religiosos em homenagem aos santos.

Devido à pandemia de COVID-19 e para evitar aglomeração, os representantes das agremiações optaram pela redução do número de componentes. Este ano também não haverá os tradicionais desfiles de 26 a 30 de dezembro na Rua Pimenta de Pádua.

A decisão foi tomada em setembro durante reunião no Teatro Municipal com os ternos de congo e moçambique.

A parte religiosa da festa, no entanto, está mantida. Haverá missa às 19h, em homenagem aos santos padroeiros. As imagens devem ser levadas em carreata da igreja de Nossa Senhora do Rosário (na Vila Mariana) até a Igreja Matriz de São Sebastião.

De 26 a 30 de dezembro, pelo menos três ternos de congo devem participar da celebração. A descida das bandeiras está marcada para 31 de dezembro, às 14h.

Atualmente, a cidade abriga cinco ternos de moçambique: Diamante, Nossa Senhora do Rosário, Santa Isabel, Santos Dumont e Zambiê de Angola e 11 de congo: Anjos de São Benedito, As Filhas de Paraíso, Bela Vista, Canários Paraisense, Ipiranga, Nova Geração, Novo Milênio, Sabiá, Veteranos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, União e Xambá.

A cerimônia de levantamento das bandeiras teve a presença do prefeito Marcelo Morais e do vice-prefeito, Daniel Tales. Eles esperam que, em 2022, estando os números da pandemia estabilizados e, pelo menos, 75% da população vacinada contra a COVID-19, que a festa da congada volte a ser realizada, em grande estilo, para compensar estes dois últimos anos sem os desfiles.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)