(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NA LUTA HÁ 20 ANOS

Pirulito da Praça Sete ganha 'camisinha' no Dia Mundial de Combate à Aids

Associações que atuam na luta contra o HIV, estão realizando atos de conscientização no Centro de BH nesta quarta (1/12)


01/12/2021 10:03 - atualizado 01/12/2021 13:17

Pirulito da Praça Sete, coberto com plástico representado a 'camisinha'
Atos de manifestação sobre o Dia Mundial de combate a AIDS (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Neste 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Belo Horizonte, ocorreram várias manifestações de conscientização sobre o uso do preservativo, mas uma dela chamou a atenção de quem passava pelo Centro da capital nesta quarta-feira: os manifestantes colocaram um plástico sobre o Pirulito que fica na Praça Sete, representando a camisinha. 
 
A Faculdade de Medicina da UFMG, que estuda desde 1994 a infecção pelo HIV em grupo de voluntários homossexuais e bissexuais masculinos, desenvolve o Projeto Horizonte, que que esteve na Praça Sete nesta manhã realizando atos de conscientização.
 
Os objetivos desse projeto são determinar a incidência da infecção por HIV, avaliar o impacto de intervenções educativas e aconselhamento na gestão do risco e prevenção para a infecção pelo vírus da Aids e outras IST, além de discutir os aspectos técnicos e éticos relacionados às vacinas anti-HIV para preparar os voluntários para participação autônoma em futuros ensaios. 
 
A Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig), que está na luta contra a Aids há 20 anos, também realizou atos de manifestações de conscientização no Centro de BH. 
 
“A iniciativa de colocar este plástico representando um preservativo no Pirulito da Praça Sete é para conscientizar toda a população sobre o uso do preservativo nas relações”, explica a Diretora da Aspromig Cida Vieira, que já está no seu segundo mandato.
 
Cida Vieira, diretora da Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aspromig)
Organizadora do movimento de conscientização (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 
 
“Desde o início da pandemia do COVID, o número de crianças e adolescentes que contraíram o vírus do HIV está chegando a quase 300 infectados por ano. Nossa associação trabalha em conjunto com o ‘BH de mãos dadas', que faz parte da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e também estamos com o projeto ‘Viva Melhor’, que faz testagem do vírus no público mais vulnerável da capital”, conta a diretora.
 
“Estamos com parceria fechada com alguns sites de boates de garotas de programa para realizar a propaganda desta conscientização e realizar testagens neste público também”, acrescenta Cida.
 
Na tarde de hoje, os integrantes da Aspromig também farão atos de conscientização em várias partes da capital, distribuindo sachês e insumos. 

A história do Pirulito da Praça Sete

O Pirulito da Praça Sete teve sua pedra fundamental lançada em 7 de setembro de 1922 e foi inaugurado em 7 de setembro de 1924. A história do Pirulito a Praça Sete, iniciada em Betim, é recheada de fatos memoráveis, polêmicas e mudanças e foi contada em nossa série Sabia Não, Uai!.

 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)