(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROTESTO

Motoristas de ônibus interditam faixa do Move na Antônio Carlos, em BH

Profissionais fizeram uma passeata entre as estações Pampulha e UFMG do sistema BRT. Coletivos que operaram tiveram que fazer desvios


19/11/2021 20:14 - atualizado 19/11/2021 20:32

Motorista de ônibus de BH fazem passeata pela pista exclusiva de coletiva, na Avenida Antônio Carlos
Motoristas percorreram a pista exclusiva de ônibus na Avenida Antônio Carlos, em BH (foto: Reprodução/WhatsApp)
O passageiro que utiliza o sistema BRT/Move do corredor da Avenida Antônio Carlos teve problemas para se deslocar no fim da tarde desta sexta-feira (19/11). Isso porque um grupo de motoristas dos coletivos fizeram uma passeata no corredor exclusivo de ônibus, entre as estações Pampulha e UFMG.

A passeata teve início por volta das 17h na Estação Pampulha, um dos principais pontos de transferência do sistema Move. Um grupo de motoristas caminhou na pista exclusiva do BRT no sentido Centro, o que impediu a passagem de dezenas de ônibus. Momentos depois, o fluxo foi liberado.

A alegação dada pelo movimento, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), foi a ausência da entidade na reunião, ocorrida na parte da manhã de hoje, entre o prefeito Alexandre Kalil (PSD); o vice-prefeito Fuad Noman (PSD); o procurador-geral do município, Castellar Guimarães Filho; o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de BH (BHTrans), Diogo Prosdocimi; o secretário de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão; o presidente do SetraBH, Raul Lycurgo; e integrantes do TRT.

Um pouco depois, no entanto, o STTRBH se reuniu com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), que tinha o intuito de evitar a greve anunciada pelos motoristas de ônibus na semana passada, prevista para ter início nesta segunda-feira (22/11). A conversa, no entanto, não resultou em conciliação. Com isso, a promessa de paralisação está mantida.

Além do reajuste salarial de 9%, entre as reivindicações dos motoristas estão o tíquete-alimentação de R$ 800, o pagamento do tíquete no atestado, remoção do banco de horas, abono salarial de 2019 e 2020. A retirada da limitação do passe livre, manutenção do passe livre para o afastado e melhoria no plano de saúde também fazem parte da negociação.

Desvio


Com a pista sentido Centro interditada para passagens de veículos do sistema Move na Avenida Antônio Carlos, alguns ônibus tiveram que fazer desvio pela Avenida Cristiano Machado. Linhas como a 50 (Estação Pampulha/Centro - Direta) e 61 (Estação Venda Nova/Centro - Direta) só conseguiram chegar aos destinos após optarem pelo caminho alternativo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)