(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARA ONGs e protetores

Castramóvel pretende atender 1 mil animais até o fim de 2021 em Uberlândia

O veículo foi adquirido com recurso de emenda parlamentar e com contrapartida do Município, como o planejamento de atingir 2 mil castrações em 2022


19/11/2021 19:17 - atualizado 19/11/2021 19:40

Cães em frente ao Castramóvel, veículo com estrutura para castrar animais
É possível castrar até 30 animais por dia (foto: Valter de Paula/Prefeitura de Uberlândia)
O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos prevê a castração de até mil animais até o fim de 2021 em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, por meio do castramóvel. O trabalho é gratuito e voltado para protetores e ONGS cadastrados pela gestão municipal. A prefeitura da cidade já possui uma lista com aproximadamente 80 nomes.

O objetivo é castrar até 30 animais por dia para chegar ao limite de 1 mil atendimentos ainda neste ano. O interessado, que se enquadre como ONG ou protetor, que não esteja cadastrado, deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia para receber orientações e saber dos requisitos.
 
O castramóvel é um veículo e possui isolamento térmico e acústico, sistemas de climatização e de segurança e combate a incêndio e sistema hidráulico com dois reservatórios de água. O ambiente é dividido entre salas de pré e pós-operatório, centro cirúrgico, banheiro e depósito para dejetos.
 
O veículo foi adquirido com recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Weliton Prado (Pros-MG) e com contrapartida do Município. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos tem parceria com a ONG SOSpet.
 
A prefeitura informou que, para 2022, o planejamento é ampliar o serviço e atingir 2 mil castrações.
 
"Entre 2009 e 2020, a administração municipal, por meio do convênio com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, alcançou mais de 15,5 mil animais da população de baixa renda cadastrada. Ou seja, com este trabalho que já é desempenhado, somado ao novo programa de castração, Uberlândia terá, a partir do ano que vem, aproximadamente 3,5 mil animais castrados por ano”, disse o prefeito Odelmo Leão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)