(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRANSPORTE PÚBLICO

Retirada de trocadores dos ônibus é discutida em cidades do Vale do Aço

Mesmo com leis municipais em vigor, a concessionária do serviço público já circulou com algumas linhas sem a presença do agente de bordo em Ipatinga e Timóteo


04/11/2021 16:45 - atualizado 04/11/2021 17:00

Cadeira de trocador vazia em ônibus
A empresa alega que a região é um dos poucos lugares que ainda mantém a obrigatoriedade do trocador (foto: Layara Andrade/Esp. EM)
A tentativa de retirada dos trocadores no transporte coletivo é tema de audiências públicas em três cidades do Vale do Aço. O assunto tem gerado polêmica porque a presença do agente de bordo é garantida por leis municipais e a Saritur, empresa concessionária do serviço, tem descumprido a regra
 
Na noite dessa quarta-feira (3/11), o caso foi debatido na Câmara de Timóteo e, nesta quinta-feira (4/11), às 19h, é a vez do Legislativo ipatinguense abordar a questão. A cidade de Coronel Fabriciano realizou uma audiência pública na última quarta-feira (27/10). 
 
Desde setembro, usuários do transporte coletivo registram a ausência de trocadores em algumas linhas de ônibus em Ipatinga e Timóteo. Em Coronel Fabriciano, ainda não houve nenhum registro da retirada desses trabalhadores. 
 
Um dos pontos de debate e preocupação é a demissão em massa dos trabalhadores, o acúmulo de função dos motoristas e a qualidade dos serviços prestados. 
 
A empresa alega que a região é um dos poucos lugares que ainda mantém a obrigatoriedade do trocador. “Para não onerar a tarifa, temos que enxugar o custo. Com a bilhetagem eletrônica, os trocadores trabalham 80% a menos. É um custo que não justifica”, defendeu Janine Ramalho, procuradora da Saritur. 

Reunião
Audiência pública sobre a questão dos trocadores realizada em Timóteo (foto: Layara Andrade)
 
“A empresa não vai demitir. Trocador é função transitória. Nós temos dificuldade de contratar mão de obra qualificada, portanto, qualificamos nossos funcionários para quando surgir uma vaga de motorista, eles ocuparem. Isso será feito gradativamente”, afirmou a representante da empresa. 
 
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, o Sinttrocel, se posicionou contra a retirada dos trocadores e, segundo a associação, a empresa quer acabar com a figura do trocador desde quando assumiu a concessão na região. 
 

Leis municipais garantem a presença do trocador 

As três cidades possuem legislação em vigor que garantem a presença dos trocadores nos ônibus. Em Ipatinga, a lei 2.275, em Fabriciano, lei 2.975, e em Timóteo, a lei 2.923. 
 
Além disso, a empresa recorre no Supremo Tribunal Federal (STF) contra uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que manteve a lei de Timóteo em vigor, quando a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade para revogá-la. C lique aqui para ler mais. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)